Geografia do Paquistão

A República Islâmica do Paquistão é um país da Ásia que faz fronteiras com o Afeganistão (norte e noroeste), com a China (nordeste), com a Índia (leste e sudeste), com o Irã (oeste) e com o mar de Omã ao sul. Sua extensão territorial é de 796.095 km², sem considerar as regiões disputadas com a Índia (Caxemira e Jammu).

O rio mais importante do Paquistão é o Indo, seus afluentes são o Jhelum, o Ravi, o Chenab, o Beas e o Sutlej.

O país está dividido pelo rio Indo, que entra no Paquistão pelo noroeste e flui em direção ao sul, onde desemboca no mar de Omã. O rio Indo forma a linha divisória entre as duas áreas fisiográficas que há naquele país: a planície do Indo (que ocupa dois terços do território paquistanês) e o pequeno planalto de Beluchistan. Também há outras três áreas fisiográficas que merecem destaque: a planície costeira, o deserto de Thar e as montanhas do norte onde estão o Himalaya e o Hindu Kush. A montanha mais alta do Paquistão é o famoso K2, cuja altitude é de 8.611 metros.

De modo geral, o clima no Paquistão é continental e o relevo é muito variado. Nas regiões montanhosas do norte e oeste, as temperaturas ficam abaixo de zero durante o inverno. Na planície do rio Indo (lugar de terras férteis), durante o verão, as temperaturas oscilam entre 32 e 49°C. A temperatura média, durante o inverno, é de 13°C. As chuvas são escassas naquele país, as maiores precipitações ocorrem na região de Punjab, entre julho e setembro, e dificilmente ultrapassam os 500 mm ao ano. Nas partes mais áridas (sudoeste e sudeste) as precipitações não passam de 127 mm anuais.

A vegetação daquele país varia de acordo com a altitude e a quantidade de chuva. Na maior parte do país a vegetação é constituída de herbáceas resistentes à seca e arbustos. Nas encostas das montanhas a vegetação é alpina e nas encostas mais úmidas, bem como nas beiras dos rios, há bosques de cedros, pinhos e chorões.

A fauna paquistanesa é bem variada. As espécies que mais se destacam são: javalis, cervos, leopardos, gatos selvagens, ursos, crocodilos, serpentes (como a píton), chacais e aves aquáticas. A fauna do Paquistão está protegida, a caça aos animais é proibida. Também existe uma grade variedade de fauna de água doce e salgada. As espécies marinhas mais importantes são: arenques, cavalas, tubarões e mariscos.

Arquivado em: Geografia, Paquistão