Gado Guernsey

Por Débora Carvalho Meldau
Esta raça bovina é originária da Ilha de Guernsey, localizada no Canal da Mancha, Inglaterra, próxima da Ilha de Jersey. A ilha possui clima frio e vales cobertos por rica vegetação. Assim como a raça Jersey, a Guernsey é resultante de cruzamentos de gado da Normandia e da Inglaterra, rigorosamente selecionada para a produção de leite rico em gordura. É protegida há muitos anos, pela lei que impede a entrada de outra raça de bovino na ilha, a não ser quando destinada ao abate.

Hoje em dia, esta raça é criada na Inglaterra, Canadá, Austrália, Dinamarca, Suécia, Estados Unidos, Chile, Argentina, Brasil e alguns outros países.

Características raciais

Os animais desta raça são de pequeno porte. As fêmeas pesam acima de 350 kg e os touros acima de 600 kg de peso vivo.

A pelagem é malhada predominantemente q cor amarela com suas variações. As extremidades dos membros, o úbere, o ventre e a vassoura da cauda são sempre brancos. Na fronte o branco aparece em forma de escudo ou de estrela; ao redor do espelho nasal e dos olhos, os pêlos são mais claros; a mucosa do focinho é alaranjada, como a pele da face interna das orelhas, do úbere e da bolsa escrotal; a pele é amarela, fina e coberta de pêlos finos e brilhantes.

Possui pescoço comprido em ambos os sexos, côncavo, no bordo superior das fêmeas, convexo nos machos, possuindo uma pequena elevação; possui barbela de tamanho reduzido.

A cabeça é de tamanho médio, com perfil côncavo, chifres pequenos, finos de cor amarela, dirigidos para frente e para cima; os olhos são grandes; as orelhas são de tamanho médio, finas e cobertas de pêlos; o espelho nasal é largo e possui narinas bem abertas.

O corpo é delicado, descarnado e bem característico de animais voltados para a produção de leite; o peito é estreito; o tórax é pouco profundo; a garupa é ampla; as ancas são salientes; os membros tanto anteriores como posteriores, são finos e possui bons aprumos; coxas afastadas, facilitando a inserção do úbere que é volumoso e de boa conformação, possuindo tetos bem implantados.

Aptidão

Esta raça altamente especializada na produção de leite com alta porcentagem de gordura.

Adaptação

Esta é uma raça bastante rústica, quando recebe manejo adequado, adapta-se bem ao clima tropical.

Fontes:
http://www.agrov.com/animais/bovinos/guernsey.htm
http://www.vivernocampo.com.br/pecuaria/pecuedeleiteracas.htm
http://www.ourofino.com/portal/node/675