Blocos Temáticos e Conteúdos de Geografia no Primeiro Ciclo

Por Maíra Althoff De Bettio

A partir do estudo da paisagem local é possível abordar inúmeros temas relacionados ao espaço em questão. É fundamental a relação entre o papel da natureza com a vida das pessoas na formação e transformação da sociedade e do espaço geográfico. O PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais – de Geografia sugere alguns blocos temáticos a serem trabalhados.

  • Tudo é natureza: a partir deste tema, o professor deve alertar o aluno a observar a natureza em todo seu cotidiano. Por exemplo, reparar no bairro em que mora e compará-lo a outras regiões da cidade, ou do país, em que vive no que diz respeito às características relacionadas à natureza. Como visão global, os estudantes podem pesquisar acerca do que cada cultura consome e qual a influência disto na natureza. Outro ponto que o educador pode utilizar é a diferença de métodos, ao longo do tempo, usada para a transformação de elementos naturais.
  • Conservando o ambiente: aqui, foca-se as mais diversas relações que as pessoas têm com a natureza, isto é, como é o cotidiano de cada um frente aos elementos naturais. “Devem ser estudadas [...] as tecnologias e as possibilidades de novas formas de se relacionar com a natureza, como as atitudes conservacionistas em relação ao lixo, saneamento básico, abastecimento de água, produção e conservação de alimentos [...].” (p. 15). Além de mencionar, entre tantos itens, fontes de energia renováveis e técnicas agrícolas alternativas.
  • Transformando a natureza: diferentes paisagens: a interdisciplinaridade com História neste bloco temático é de grande valia, pois aborda a influência das épocas na transformação das paisagens, ou seja, a relação homem X natureza no decorrer dos tempos, além da comparação entre os diferentes grupos sociais – índios, imigrantes, por exemplo – e suas relações com os elementos naturais.
  • O lugar e a paisagem: neste ponto, o estudo torna-se mais particular de acordo com cada discente e o local em que mora. Aqui, tem relevância os motivos pelos quais os estudantes residem em determinado lugar, além das condições em que vivem. Esta temática pode ser estendida entre a comparação, dos alunos, do ambiente em que moram e o mundo. A partir disto, pode ser debatido as regras de cada local e porque elas foram estabelecidas desta forma. 

Quanto à avaliação dos alunos após o final do primeiro ciclo, esta deve levar em conta os conteúdos que foram vistos até aqui e que servirão de embasamento para assuntos posteriores. Alguns pontos devem ser considerados, entre eles: o discente deve reconhecer algumas relações entre natureza e sociedade, refletidas no seu dia a dia; conseguir comparar diferentes paisagens e apontar as diferenças e semelhanças; e, por fim, interpretar locais através de um simples mapa e fazer sua leitura a partir dos símbolos, cores e legendas contidos nele.

Leia também:

Fonte: PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais