Dourado

Por Débora Carvalho Meldau
O dourado é um peixe de água doce, pertencente ao gênero Salminus. Faz parte de uma família que possui corpo comprimido lateralmente e maxilar inferior proeminente. Vivem aproximadamente 15 anos e seu porte varia de acordo com seu habitat, podendo ter de 70 a 75 cm de comprimento, pesando entre 6 e 7kg na Bacia do Paraguai, no Pantanal. Já nas Bacias do Prata e do São Francisco podem atingir até 20 kg.

Existem duas espécies distintas:

  • Salminus maxillosus;
  • Salminus brasiliensis.

Na Bacia Amazônica não existem essas espécies. Neste local, o nome “dourado”, ou mais apropriadamente “dourada” é dado para outro peixe, de couro, que recebe o nome científico de Branchyplatystoma flavicans, pertencente à família Pimelodidae.

O dourado apresenta dimorfismo sexual, ou seja, as fêmeas são maiores do que os machos e estes apresentem espinhos na nadadeira anal que não são observados nas fêmeas.

Ao passo que vai ficando adulto, sua coloração muda para amarelo-dourado, apresentando reflexos avermelhados com uma mancha na cauda e estrias escuras nas escamas. Já na região inferior do corpo, a coloração clareia de forma gradativa, com caudas e barbatanas apresentando a coloração avermelhada.

São animais carnívoros e canibais. Sua dieta é constituída basicamente de pequenos peixes, como tuviras, lambaris e piaus, que são encontrados nas corredeiras e nas bocas de lagoas, especialmente durante a vazante, pois os peixes migram para o canal principal.

Realizam a piracema, que é uma longa migração reprodutiva contra as correntezas, podendo deslocar-se até 400 km rio acima, percorrendo cerca de 15 km por dia, alcançando as cabeceiras dos rios para realizarem a desova, pois nesses locais as águas são mais limpas, deste modo, os alevinos têm mais chances de sobreviverem.

Consequentemente, a construção de barragens nos grandes rios do Brasil reduziu consideravelmente o número de exemplares dessa espécie, no entanto, são encontrados durante o ano todo, principalmente na Bacia do Prata.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dourado
http://revistapescaecompanhia.uol.com.br/peixes-do-brasil/agua-doce.aspx?c=246
http://www.cepen.com.br/pesc_dourado.htm
http://www.pescacommosca.com.br/px10.htm
http://www.pescapinheiros.com.br/busca.asp?tipo=peixe&id=1233