Geografia do Peru

O Peru é um país andino cuja superfície territorial é de 1.285.5215 km². Suas fronteiras somam 5.536 km e sua costa mede 3.080 km. Ao norte, faz fronteira com a Colômbia e Equador, ao este faz fronteira com o Brasil, na direção sudeste limita com a Bolívia, a oeste com Oceano Pacífico e ao sul com o Chile. O Peru também possui ilhas, bem próximas ao continente, são elas: Lobos de Tierra, Lobos de Afuera, Macabi, Guañape, Chão, Santa, Ferrol, La viuda, Chiquitín, Mazorca, San Gallán e Independência.

O território peruano está dividido em três grandes setores: a costa (11% da superfície total), os Andes ou serra (27%) e a selva amazônica (62%). A costa é uma faixa desértica e, na maior parte das vezes, plana, que corre paralelamente ao litoral desde Tumbes até Tacna. A costa tem no máximo 180 km de largura. Nos Andes se distinguem três cadeias: a cordilheira ocidental, a cordilheira oriental e a cordilheira central. A selva amazônica é fundamentalmente uma planície, as principais diferenças de relevo, nesta região, são: montanha, selva alta e baixa. A montanha é a vertente oriental dos Andes, situada entre 1.000 e 2.500 m de altitude. A selva alta está localizada entre 500 e 1.000 m acima do nível do mar e a selva baixa está situada entre 50 e 500 metros de altitude. O ponto mais alto do Peru é Huascarán, cuja altitude é 6.768 m.

O Peru verte suas águas em direção ao Oceano atlântico, através do rio Amazonas (que nasce no Peru), e para o lago Titicaca (dividido com a Bolívia). Os principais rios peruanos são: Amazonas, Tumbes, Santa, Chira, Putomayo, Marañón, Huallaga, Ucayali, Urubamba, Napo e Madre Dios. Seus principais lagos são o Titicaca e o Junín.

A costa do Peru por ser muito seca, possui vegetação própria deste tipo de clima como cactos, arbustos e efêmera vegetação (decorrente das poucas chuvas). Nos Andes, a vegetação muda de acordo com a altitude e podemos encontrar nos vales úmidos, grande diversidade de plantas e, em regiões mais altas, cedros, coca, baunilha e acaju. Na região amazônica a vegetação é tropical e, como no Brasil, existe uma enorme diversidade de plantas.

Os animais que se destacam na exuberante fauna peruana são: o iguana, a tartaruga gigante, as alpacas, os guanacos, as vicuñas, as chinchilas e os veados. Da região amazônica podemos citar onças, javalis, jacarés, um grande número de espécies de aves e grandes serpentes. Na faixa litorânea do Peru são encontradas algumas espécies de tubarões e baleias.

Arquivado em: Geografia, Peru