Sistema APG II

Por Marina Martinez
A versão mais moderna e atualizada do sistema APG de 1998 é o sistema APG II que contém várias atualizações ocorridas ao longo dos anos sobre novos conhecimentos a respeito da filogenia das Angiospermas.

Várias modificações foram feitas na circunscrição familiar e na classificação, e novas ordens foram adicionadas, sendo tudo isto baseado em critérios filogenéticos.

O sistema de classificação APG II engloba somente categorias taxonômicas desde as espécies até  as ordens, e os táxons não são caracterizados acima da ordem.

São denominados com nomes informais não estando dentro do Código Internacional de Nomenclatura Botânica, os grupos pertencentes a categorias superiores, sendo considerados clados em vez de "táxons".

As mudanças feitas em relação ao sistema APG de 1998 estão nos itens abaixo:

  • Foram adicionadas cinco ordens: Austrobaileyales, Canellales, Celastrales, Crossosomatales e Gunnerales, que representam grupos monofiléticos (organismos derivados de uma única espécie) de famílias não classificadas em uma ordem no sistema anterior. (APG'98)
  • Para incluir número de famílias não classificadas numa ordem no sistema APG 1998 ou elevar incluindo grupos irmãos, a circunscrição das ordens do APG II foi alterada.
  • A família Oncothecaceae, foi alterada da ordem Garryales para euasterídeas I. Com exceção desta, nenhuma outra ordem da APG foi fracionada ou fundida, nem mesmo houve transferência de famílias de uma ordem para outra.
  • O APG II exibe conhecimentos mais aperfeiçoados das inter-relações entre as ordens e algumas famílias não classificadas, em relação ao APG I. Porém relações entre ordens superiores de monocotiledôneas e eudicotiledôneas nucleares, e parcialmente entre as ordens de rosídeas e asterídeas, são incertas.
  • Várias famílias foram recircunscritas, principalmente as famílias das ordens Asparagales, Lamiales e Malpighiales.

O sistema APG II que foi publicado em 2003 por um seletivo grupo de pesquisadores esta em constante evolução e desenvolvimento, sendo revisado periodicamente, onde muitos nodos da filogenia das Angiospermas são de conhecimento recente.

Referência Bibliográfica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_APG_II
http://pt.wikipedia.org/wiki/Monofilético
http://pt.wikipedia.org/wiki/Clado