Estado Fantoche

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

O termo Estado Fantoche é usado para designar a existência de um Estado que é subordinada a interesses de grandes potências.

Ao longo da história da humanidade, vários Estados se destacaram como grandes potências mundiais. Atingindo este patamar, tais Estados desenvolvem uma grande capacidade de gerar zonas de influências no globo terrestre, locais onde é capaz de inserir seus interesses de forma determinante.

A aplicação do termo Estado Fantoche é coerente a partir do mundo moderno, ou seja, posterior ao feudalismo. Desta época em diante, surgiram os Estados Nacionais Modernos que passaram a representar mais os interesses de seus povos. O sistema capitalista começou a se desenvolver e a tecnologia de produção também deu grandes saltos, junto com isso vieram os nascentes interesses de mercado que se associaram aos interesses ideológicos.

Os Estados Fantoches possuam uma existência que é altamente dependente de grandes potências. Deste modo, os rumos do governo são definidos por interesses de governos externos que possuem influência econômica, política ou cultural em determinado local. Os Estados Fantoches seguem então suas orientações estratégicas e estão inseridos em um sistema internacional.

Em alguns casos, o Estado Fantoche pode também ser fruto da intervenção de alguma potência em determinado território, gerando um novo e submisso governo. Casos assim geram a segregação de um Estado que é mantida pela força de uma potência externa.

Seja como for, em todos os casos o fator democracia é abalado, já que não há uma autonomia da nação em definir seus próprios rumos políticos e econômicos.

No século XX foram vários os exemplos de Estado Fantoche. Após a Segunda Guerra Mundial, especialmente, o mundo mergulhou em uma guerra ideológica chamada Guerra Fria que colocou em choque os regimes capitalista e comunista. As duas grandes potências, que representavam respectivamente cada regime, eram os Estados Unidos e a União Soviética. Estas buscavam controlar territórios mantidos como zonas de influência e assim ocorreram vários Estados Fantoches.

Os casos de Estados Fantoches não acabaram com o fim da Guerra Fria, eles continuam presentes até hoje, mas adaptados a novas realidades.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estado_fantoche

Arquivado em: Política
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: