Saxões

Por Antonio Gasparetto Junior
Os Saxões foram um povo de origem germânica que conquistaram a região da Inglaterra.

Os Saxões se organizaram, inicialmente, ao sul do rio Elba, região que hoje conhecemos como noroeste da Alemanha e leste da Holanda. Por motivos ainda não identificados pelos pesquisadores, esse povo germânico iniciou um processo de migração para o sul. A partir da saída dos Saxões de seu território original, tiveram muita influência na constituição de outros povos em outros lugares.

Já no século I, os Saxões se mostraram importantes em processos de unificação de regiões da Inglaterra. Dois séculos mais tarde, dedicaram-se à pirataria no Mar do Norte e no Canal da Mancha e chegaram a ocupar o sul da Bretanha. Mas é a partir do século IV que temos maiores informações sobre eventos envolvendo os Saxões.

Ainda estabelecidos no sul da Bretanha, desenvolveram um sistema de organização baseado em comunidades autônomas que elegiam um chefe comum para o período de um ano. Na transição do século IV para o V, os Saxões iniciaram grandes investidas contra as Ilhas Britânicas com o intuito de promover a colonização de tais áreas. Nesta ocasião, os romanos foram se retirando gradativamente do território, isso abriu espaço para um processo lento de dominação dos Saxões que se estendeu até o século IX. Partindo do leste, eles capturaram o centro da ilha, restando os territórios da atual Escócia, Cornualha e do atual País de Gales livres. Novas investidas ocorreram e os Saxões tomaram também o que seria a Escócia e a Cornualha. Apesar da perda de territórios, o território que identificamos atualmente como País de Gales não foi dominado.

Os Saxões foram responsáveis pela colonização e dominação de grandes porções de terra na Grã-Bretanha, sendo também os responsáveis por derrotarem os celtas. O grande avanço dos Saxões sobre a região da Bretanha culminou então na conquista também do que seria o território do País de Gales. Como os povos da região não tinham mais condições de oferecer qualquer resistência aos Saxões, estes acabaram se tornando os grandes donos da Inglaterra.

Foi no século IX que os Saxões enfrentaram seus maiores desafios. O primeiro forte ataque sofrido por esse povo foi resultado de uma investida dos Vikings, originários da Dinamarca, que buscavam terras nas áreas inglesas para se instalarem. A ofensiva foi poderosa e conseguiram tomar grande parte do território dos Saxões, mas os Vikings foram barrados e expulsos da Inglaterra na defesa organizada por Alfredo, o Grande. O reino dos Saxões chegaria ao fim somente no século XI, quando outro povo empreenderia uma ofensiva da qual não foi possível revidar. Os normandos enfim conquistaram o território sob a liderança de Guilherme, o Conquistador.