Nuragues e Dolmens

Por Pedro Augusto Rezende Rodrigues

Nurague

No período Neolitico (período em que a agricultura foi bastante forte) surge um novo cenário que acaba sendo favorávei à sobrevivência humana. Esse cenário tem como características as proximidades com rios, cujas cheias regulares ajudavam na fertilização do solo e como consequência aumentava o cultivo agrícola. Também podemos citar como outras características, a descoberta do fogo e do metal, que aliadas às transformações no ambiente, permitiram ao homem um maior controle da natureza.

Dssa maneira, o homem inicia o processo de abandono das cavernas e passa a construir suas próprias moradias. Essas moradias são conhecidas e denominadas Nuragues, que significam construções edificadas em pedra. Tinham formas de cone, como se fossem fendas, e não possuíam nenhum outro material que provocasse uma mistura ou até mesmo a união dessas “fendas”.

Dolmen

Já os Dolmens são construções que também fazem parte do período Neolitco, porém existiam diferenças entre elas e os Nuragues. Os Dolmens consistiam em formações arquitetônicas que eram formadas por duas ou mais grandes pedras fincadas verticalmente no chão, funcionando como se fossem paredes, e uma grande pedra colocada na horizontal sobre elas, funcionando como se fosse um teto.

As informações que nós temos hoje, sobre essas construções, é que serviam para rituais misticos, culto aos deuses, ou até mesmo templos para sacrifícios para homenagear algum deus. Porém existem também várias lendas e mitos em volta dessas construções, principalmente relacionado ao santuário de Stonehenge, que se localiza ao sul da Inglaterra (que é um exemplo tipico de uma construção Dolmens).

Hoje nós podemos encontrar várias teorias que procuram explicar essas formações arquitetônicas. Algumas delas revelam que os Dolmens eram apenas túmulos, pois em quase todas as construções que não sofreram nenhum tipo de violação pelo homem, foram encontrados esqueletos ou fragmentos de esqueletos através de escavações arqueológicas. Alguns acreditam também que tais construções serviam como observatórios astronômicos ou até mesmo relógios solares.

A verdade é que existem muitas especulações a respeito do tema, e até hoje as ciências Historia, a Antropologia, a Arqueologia e até mesmo a Arquitetura, não conseguem e não conseguiram explicar de maneira satisfatória a representação e a simbologia dessas construções para a sociedade pré-história.

Para concluir, podemos afirmar que todas essas construções (Nuragues e Dolmens) podem ser consideradas as primeiras construções realizadas pelo homem e também a primeira manifestação de vontade e necessidade das sociedades criarem e se organizarem.

Foto Dolmen: http://www.public-domain-image.com/nature-landscape/stone/slides/paulnabrone-tombs-dolmens-burren-rocks.html