Administração de Empresas

Por Thais Pacievitch
Os administradores de empresas são aqueles profissionais ao quais cabe o planejamento, a organização, gestão, e a orientação do uso dos recursos tecnológicos, físicos, humanos e financeiros das pessoas jurídicas, a fim de encontrar soluções para toda espécie de problemas administrativos.

Foto: Pressmaster / Shutterstock.com

Foto: Pressmaster / Shutterstock.com

Assim sendo, é o administrador ou gestor que planeja atividades, cria métodos, organiza o correto funcionamento dos diversos setores de uma empresa, garante a circulação de informações, de maneira perfeita, e calculam despesas referentes a diversos processos. Seu objetivo é fazer com que não ocorram falhas na comunicação, ou seja, que a empresa trabalhe com o número correto de colaboradores, identificar onde acontece e o porquê da existência de gastos desnecessários, fatos que podem gerar prejuízos à produção e conseqüente déficit orçamentário.

Este profissional pode atuar nas seguintes áreas:

  • Administração de Empresas: organização e direção de uma empresa em todas as áreas.
  • Produção: controla a saída e entrada de suprimentos, bem como os custos envolvidos no processo de produção.
  • Recursos Humanos: seleciona, treina e admite colaboradores, determina as políticas de carreira, salários e benefícios.
  • ONG’s: aplicação dos recursos captados em projetos educacionais, sociais, ambientais, etc.
  • Finanças: bolsas de valores, mercado de capitais, aplicações e investimentos da empresa.
  • Administrador de Cooperativas: supervisão e fiscalização de recursos, além da correta distribuição dos direitos entre os cooperados.
  • Comércio Exterior: importações e exportações, balança comercial e taxas alfandegárias.
  • Mercadologia ou Marketing: trabalha com o mercado realizando pesquisas de mercado, orientando a publicidade, o lançamento e a venda de determinado produto.
  • Controladoria: métodos administrativos e técnicas de organização, contabilidade, auditoria.

Dentre as desejáveis características que o administrador de empresas deve ter, podemos citar: senso de oportunidade e senso de responsabilidade; objetividade; iniciativa; senso de prioridades; empreendedorismo; capacidade de intermediar possíveis conflitos; habilidade para trabalhar em equipes e liderá-las; pensar e agir calmamente (mesmo sob pressão); autoconfiança; capacidade de planejamento, decisão, negociação, organização e de resolver problemas práticos; dinamismo.