Administrador de Banco de Dados

Por Fernando Rebouças
O Administrador de Banco de Dados é o profissional responsável pela manutenção e gerenciamento de um banco de dados, em inglês conhecido como Database Administrator. É responsável também pela criação de backups, que servem para a recuperação de dados,  caso ocorram problemas no hardware.

Além de guardar os arquivos, visa zelar pelas condições dos mesmos, pela segurança dos dados, acessibilidade, desempenho das máquinas e processos e no desenvolvimento de equipe de testes de todo o planejamento de banco de dados.

Na prática, busca a melhor maneira de organizar, selecionar e armazenar todos os dados, avaliando não somente a parte técnica, mas as pessoas que irão utilizá-los.

É responsável  pela edição de formulários, relatórios e demais formas de informações a serem apresentadas aos seus clientes. Altera e testa todos os procedimentos, antes de abrir acesso dos dados aos seus usuários, bem como gerenciar o direito de acesso de cada setor e pessoa.

O banco de dados deve ser simples e eficaz, para isto é necessário o trabalho de um administrador de dados que saiba projetar, instalar, atualizar, modificar, proteger, e consertar erros na plataforma e nos bancos de dados. Nestas funções há o trabalho de personalização e suporte de todo conteúdo de um determinado banco de dados e informações.

Na área comercial, institucional e social há grande demanda por este profissional, que em atua em sistemas de lojas, catálogos, serviços de comunicação, finanças, educacional e demais áreas.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Administrador_de_Banco_de_Dados
http://www.microsoft.com/brasil/certifique/carreira/tipo/cardbaa.aspx