Administrador

Os administradores são profissionais preparados para gerir sistemas de uma empresa, sejam estes, ligados à organização, área financeira, tecnológica, recursos humanos, enfim, sempre voltados a buscar soluções para todo e qualquer problema co-relacionado a uma ação administrativa.

Atividades

Administrador. Foto: Tyler Olson / Shutterstock.com

Administrador. Foto: Tyler Olson / Shutterstock.com

A principal preocupação do administrador é, sem dúvida, fazer com que todo o sistema de uma empresa flua beneficamente, de forma uniforme e equilibrada, sem gastos desnecessários, e sem a falta de recursos. Um bom administrador deve estar atento ao um número adequado de funcionários , produtivos em suas devidas funções, sem dispêndio , nem falta de pessoal. Para isto, ele deverá desenvolver métodos de planejamento, organizar o funcionamento dos diversos setores, adaptar-se e estar sensível ao tamanho das necessidades da empresa. Além disso, este profissional deverá estar em constante aprendizado, e atualização em diversas áreas, sempre atento às modificações do mercado, principalmente relacionadas à empresa da qual faz parte.

Formação

Para seguir a carreira de administrador, deve-se ingressar em um curso superior em Administração, que tem duração média de quatro anos, e poderá ser direcionado para áreas públicas ou privadas. O futuro administrador também poderá optar por vários segmentos, de uma vez que trata-se de um curso com um grande leque de opções, como: Marketing, Finanças, Tecnologia e Informação, Recursos Humanos, Administração Hospitalar, entre outros.

Faz parte da graduação, um estágio curricular, o qual, o aluno deverá apresentar para conclusão de curso, sendo desejável, também o aprimoramento através de pesquisas e aulas extra-classe, preferencialmente em empresas que possibilitem esse intercâmbio.

Atuação

O curso de administrador possui um várias opções, sendo assim, este profissional terá muitas chances de atuar em diversos tipos de administração, vejamos alguns exemplos:

1) Administração hospitalar: o próprio nome já diz, gerenciamento de uma empresa hospitalar, zelando pelo bom funcionamento de todos os setores envolvidos.

2) Administração agroindustrial: ligada à segmentos do campo, inclusive produtos e desenvolvimento de projetos.

3) Controladoria: co-ligado com setores de auditoria, contabilidade e finanças.

4) Administração do Terceiro Setor: ligado às ONG’s.

5) Administração de empresas: gerenciamento de empresas de forma global, ou seja, de todos os setores.

Como está o Mercado de Trabalho?

Assim como em várias outras áreas, para se entrar no mercado de trabalho não é fácil devido à concorrência. As áreas de administração de empresas, denominadas de financeira, e logística são as que oferecem as melhores oportunidades tanto em setor privado ou público. No entanto, vale a pena destacar que cursos como: pós-graduação, MBA e especializações fazem a diferença. É preciso também habilitar-se através do registro no Conselho Regional de Administração obtendo-se assim o seu CRA para o exercício da profissão.

Fontes
- CFA, 18/07/2008
- Folha Dirigida, 17/07/2008. Rio de Janeiro (RJ)