Arqueólogo

Por Fernando Rebouças
Arqueólogo ou Arqueologista é o profissional especializado em pesquisar e estudar antigas civilizações através de resquícios rochosos reconhecidos como monumentos históricos não escritos. Os arqueólogos são reconhecidos como cientistas que se baseiam em pedaços de cerâmica, obras de artes, fóssil e variados objetos antigos para fundamentar teorias a respeito de civilizações extintas.

Realizam expedições, escavações, fotografias e relatórios em diversos ambientes como cavernas, florestas, subsolo de cidades e montanhas para comprovar o desenrolar da história humana. Tudo o que recuperam e documentam torna-se parte do patrimônio histórico da humanidade.

Além das pesquisas, o arqueólogo demonstra destreza em análise e sensibilidade. O arqueólogo pode se formar em ciências sociais, história, geografia, biologia, geologia e posteriormente se pós-graduar em arqueologia.

A arqueologia é muito valorizada na Europa e nos EUA, no Brasil o mercado de atuação deste profissional sempre foi restrito, a restrição de oportunidades é fruto dos baixos investimentos governamentais e patrocínios neste setor. A palavra “arqueologia provem do grego “arkhaios” (antigo) e logos (ciência), exprimindo o estudo da antiguidade e das civilizações.

Fontes
http://www.brasilprofissoes.com.br/verprof.php?codigo=54