Artista plástico

Desde quando nossos ancestrais habitavam cavernas, suas habilidades em criar imagens já eram recorrentes e assim como hoje a visualidade já tomava conta de diversas áreas da atividade humana. Certamente hoje as artes visuais encontram um campo muito mais vantajoso e lucrativo. Ela está presente nos grafites das ruas, no computador, na parte gráfica de jornais e revistas, na capa do disco e do caderno, no cenário e figurino de peças teatrais etc. Desse modo, chamamos artista plástico ou artista visual aquele que cria obras de arte nas mais diversas modalidades.

Para esse profissional é fundamental ter conhecimento das técnicas e manuseio dos materiais que exigem cada área de conhecimento. Além disso, é preciso ser criativo, sensível, observador, autêntico, disciplinado e, sobretudo estar disposto a aceitar sugestões e críticas.

Embora existam artistas plásticos de grande talento que são autodidatas, ou seja, aprenderam sozinhos seus ofícios, há cursos superiores e de especialização para quem deseja ser um artista ou professor de arte. Os cursos de graduação, seja bacharelado ou licenciatura plena, tem, geralmente, duração de quatro anos. Em algumas faculdades, além do vestibular, são exigidos testes de aptidão para ingressar no curso. Estudar história da arte, estética, semiótica e filosofia, por exemplo, auxiliam o profissional dessa área a desenvolver melhor suas aptidões.

Quanto ao mercado de trabalho o artista plástico pode atuar em galerias e museus de arte, cursos de arte, organização e mediação de exposição, restauração, agências de propaganda e marketing, além da produção e venda de suas obras. O profissional com licenciatura plena, além dessas opções, pode atuar em escolas de ensino básico e superior.

Ainda hoje são disseminadas certas crenças de que o artista plástico precisa ter um dom ou um talento nato para se desenvolver profissionalmente. Esta é uma crença falsa. As técnicas que envolvem o trabalho artístico exigem do profissional muito trabalho e dedicação. Ele precisa estar constantemente atento aos novos rumos e transformações que a arte, rapidamente, toma.

Pablo Picasso, por exemplo, mantinha uma rotina de trabalho disciplinada em seu ateliê até a velhice. O artista costumava afirmar que a inspiração existe, mas precisa te encontrar trabalhando.

O dia do artista plástico é comemorado no dia 08 de maio.

Referências:
Artes Plásticas: bacharelado. Disponível em: < http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/artes-design/artes-plasticas-602387.shtml >

Artista plástico. Disponível em: < http://www.brasilprofissoes.com.br/profissao/artista-plastico/ >

Arquivado em: Artes, Profissões