Comunicação Social

Por Fernando Rebouças
Área de conhecimento acadêmico referente ao estudo da comunicação humana e todos o conteúdo e meio de interação entre pessoas de uma sociedade. Além do estudo teórico identifica os estudos a respeito da transmissão de uma informação e seu formato, bem como o impacto de uma transmissão.

Estuda as causas e consequências da relação informação, sociedade e meios de comunicação em massa. Os meios de comunicação em massa são o rádio, a revista, o jornal, a TV, teatro, cinema, a propaganda, e as recentes internet e mobile ( celular).

A comunicação social abrange o trabalho de estudos e execução de informar, trocar informações, persuadir e fidelizar a audiência das pessoas. A comunicação social está presente no dia a dia das pessoas, no meio doméstico, profissional e institucional.

Na comunicação social há as seguintes cadeiras de estudo e preparo profissional : Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Radialismo e Televisão, Cinema, Direção Teatral, Produção Editorial, Produção Cultural, Relações Públicas, Design de Moda e Marketing. Além dessas, muitos alunos do curso universitário de comunicação social seguem cursos afins como Desenho Industrial e Arquitetura.

Esta área do conhecimento é responsável por registrar e divulgar os acontecimentos diários e históricos da humanidade, bem como toda a rotina diária familiar e profissional. Num curso de Comunicação Social há a formação humanística conciliada com a formação pragmática.

Essa conciliação exige uma reflexão teórica e a formação de cidadãos críticos, que atuem na sociedade e no mercado de trabalho das comunicações, produções pertencentes a empresas, instituições públicas, ong´s e comunidades. O profissional da área deve possui capacitação diversificada e estar sempre informado; sobretudo ser competitivo e especializado.

No Brasil, há grande procura por cursos de Jornalismo, Publicidade e Cinema, oferecidos nas principais universidades públicas e privadas do país. Esses cursos, em tempos de convergência tecnológica da mídia, estão a todo momento atualizando suas ferramentas técnicas de estudos e a capacidade de avaliação sobre a velocidade das comunicações.

Nesses cursos há a possibilidade de formar profissionais e cidadãos com formação sobre a cultura nacional e estrangeira, dando acesso ao aluno a disciplinas como filosofia, sociologia, antropologia, ciência política e história.

Para o mercado de trabalho, o curso de Comunicação Social com ênfase em serviço social visa  formar profissionais para atuar no campo do planejamento,acompanhamento e controle de políticas sociais na administração pública, empresas privadas e no terceiro setor.

A Comunicação Social recebeu status acadêmico em meados do século XX, graças ao pioneirismo de estudiosos como Marshall McLuhan, Theodor Adorno e Paul Lazarsfeld. Desde meado do século XX, até os dia atuais, a comunicação tornou-se num produto rápido e facilmente distribuido em todo mundo com conteúdo constantemente atualizado, não somente no suporte impresso, mas, sobretudo, no suporte digital.

Fontes:
http://www.ort.org.br/comunicacao-social/o-que-c
http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunicação_Social
http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/comunicacao.html#curso