Controlador de Tráfego Aéreo

Por Marina Martinez
Para separar o tráfego de aeronaves no espaço aéreo e nos aeroportos, de modo seguro, rápido e organizado, o Controlador de Tráfego Aéreo entra em ação. Do inglês Air Traffic Controller, é o profissional que trabalha emitindo autorizações aos pilotos, passa informações e instruções necessárias dentro de sua jurisdição, com o objetivo de prevenir colisões e obstáculos nas imediações dos aeroportos. Os Controladores fornecem indicações e autorizações de vôo, de acordo com as características operacionais das aeronaves e as condições em determinado momento. As autorizações podem ser sobre a rota, altitude e ou velocidade propostas pelo operador da aeronave, para determinado vôo, devendo os pilotos cumprir as instruções e autorizações recebidas. É uma atividade que exige muita responsabilidade e atenção.

Antes chamados de controladores de vôo, os profissionais passaram por cursos e com a crescente especialização dessa atividade, a nomenclatura utilizada é Controladores de Tráfego Aéreo. Para se tornar um Controlador de Tráfego Aéreo, os candidatos devem passar pelo processo seletivo do ICEA - Instituto de Controle do Espaço Aéreo ou na EEAR - Escola de Especialistas da Aeronáutica. As duas instituições são da Força Aérea Brasileira.

Na maioria dos países, esta atividade já é reconhecida como profissão, porém no Brasil, apesar da grande importância desta função, ainda não há o reconhecimento desta atividade como profissão. Isso se dá pois antes do fatídico acidente entre o Boeing da Gol e o Embraer Legacy, em 29 de setembro de 2006, a maioria dos brasileiros não tinha sequer conhecimento da sua existência e importância. A atividade de Controlador de Tráfego Aéreo se torna cada vez mais complexa devido ao crescente número de aeronaves que cruzam o espaço e também ao surgimento de aeronaves cada vez mais modernas e rápidas.

Além das aulas teóricas, os Controladores necessitam de diversas habilidades para exercer, de maneira eficiente, o seu trabalho, como:

  • Ter agilidade de raciocínio
  • Possuir controle emocional e raciocínio espacial
  • Ter capacidade de rápida de adaptação às mudanças operacionais
  • Capacidade de trabalhar em equipe
  • Capacidade física e orgânica para atuar seja dia ou noite.

Em atividade, o Controlador trabalha com padrões e regras que são aprovadas e definidas pelas entidades aeronáuticas nacionais e internacionais, responsáveis pela regulamentação da circulação do tráfego aéreo.

Ficam posicionados em uma torre de controle de aeródromo e também são responsáveis pela circulação de pessoas e veículos na área de manobras, como as pistas e os caminhos de circulação (pistas de taxi). Além de homens e Mulheres, as torres de controles são equipadas com complexos sistemas de controle de tráfego aéreo. E em cada setor, dependendo do tipo de vôo e da classe, o profissional pode emitir instruções que os pilotos devem seguir ou apenas informações de vôo para auxiliá-los.

Em períodos de grande circulação de aeronaves, como nas férias e final de ano, somente nos Estados Unidos são mais de 5mil aeronaves que cruzam o céu a cada hora, o que significa cerca de 50 mil aeronaves operando no céu diariamente.

Referências Bibliográficas:
http://www.abctactba.org
http://pt.wikipedia.org/wiki/Controle_de_tráfego_aéreo
http://www.mundoestranho.abril.com.br/cotidiano/pergunta_287723.shtml