Engenharia de Automação e Controle

Quem opta por ser um engenheiro de automação e controle sabe muito bem que precisa ter capacidade para analisar e solucionar problemas, ser apaixonado por física e matemática, e gostar de lidar com novas tecnologias e com processos industriais.

O profissional desta área está inteiramente ligado à informática, possui também conhecimentos amplos de eletricidade e mecânica, bem como na área de economia, gestão, segurança e meio ambiente.

Isso porque o engenheiro de automação e controle, ou controle e automação, como preferem algumas universidades, tem a função de controlar os processos industriais no que diz respeito tanto ao ambiente (pressão e ph, temperatura...), como ao produto (Forma, espessura, cor...). Com a formação interdisciplinar que tem, ele é capaz de aplicar nos processos de automação novas tecnologias de informática de maneira eficaz. Em outras palavras, o profissional da engenharia mecatrônica está apto a realizar tarefas de concepção, implantação, manutenção e de unidades de produção automatizadas ou em andamento, como sistemas automáticos de segurança em residências, prédios e indústrias, controles de iluminação e de alarme, máquinas robotizadas, bem como projetar equipamentos para médicos, dentistas e cirurgiões.

As universidades que oferecem esse curso possuem avançados laboratórios, onde os alunos passam a maior parte do tempo. Como as disciplinas práticas já existem a partir do segundo período, o curso é considerado bastante dinâmico. A fluência na língua inglesa é imprescindível, assim como o estágio supervisionado e a monografia. O curso dura cerca de cinco anos.

O mercado está em alta e a previsão é que continue assim, devido à expansão da indústria petrolífera brasileira e a utilidade deste profissional nas diversas esferas da economia. Um recém-formado pode ganhar de R$2.800 a R$3.500, salário bem acima da média, se comparado às outras engenharias

Fontes
DAHER, Valquíria. Guia Megazine de Profissões. Rio de Janeiro, Ediouro, O Globo, 2007, p. 50-1.

Internet
http://www.algosobre.com.br/guia-de-profissoes/engenharia-de-controle-e-automacao.html

Arquivado em: Engenharia, Profissões