Engenharia Mecatrônica

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

A engenharia mecatrônica é uma disciplina que integra, eficaz e eficientemente, conhecimentos, procedimentos e tecnologias provenientes da engenharia mecânica de precisão, da eletrônica, da computação e da teoria de controle, para o desenho, fabricação e exploração de sistemas, produtos e processos, onde a automatização baseada em computadores seja uma condição necessária para assegurar seu bom funcionamento.

Foto: Vadim Ratnikov / Shutterstock.com

A carreira de engenheiro mecatrônico propicia conhecimentos, habilidades e ferramentas em múltiplas disciplinas. Com elas é possível desenhar, operar e manter em funcionamento processos de fabricação e/ou produção automática, desenvolver equipamentos e projetos de engenharia (todos necessários hoje em dia) que permitam alcançar e afiançar a liderança tecnológica que assegure altos níveis de qualidade, produtividade e competitividade.

As habilidades e competências propiciadas pelo término do curso permitirão:

- Trabalhar em indústrias de mineração, metalmecânica, manufatureira, agroindústria, indústria têxtil, empresas (públicas ou privadas) de serviços, onde comercializará e fará a manutenção de equipamentos e sistemas.

- Realizar assessoria a empresas.

- Exercer a docência e a investigação (esta última através de pósgraduação).

- Dirigir e executar soluções que respondam às necessidades das indústrias regionais e do país sob um enfoque mecatrônico, superando o enfoque particular dado por especialistas de cada área separadamente.

- Formular, administrar e gerir projetos multidisciplinares baseados na integração de sistemas.

- Desenhar e redesenhar processos, produtos e sistemas utilizando um enfoque mecatrônico (integrado e otimizado) para satisfazer as especificações solicitadas.

Geralmente são as empresas de médio e grande porte que absorvem este tipo de mão-de-obra especializada. As indústrias automotivas estão entre os grandes empregadores, tanto pelos componentes eletrônicos usados nos automóveis, como pela robotização das fábricas. Este profissional também pode atuar na área médica, onde projetam equipamentos para diagnósticos, reabilitação ou cirurgias com alto grau de precisão. O setor de agricultura é outro campo de trabalho, assim como a indústria e a informática, visto que este profissional é capaz de desenvolver softwares e linguagem de programação, além de projetar sistemas digitais e controladores lógicos programáveis.

Arquivado em: Engenharia, Profissões
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: