Engenheiro Civil

Por Marlene Amariz
O Engenheiro civil é o profissional que dedica-se à área de construções, sejam elas de edifícios, pontes, residências, redes hidráulicas, túneis, viadutos, etc. Para isso o mesmo realiza estudos e projetos, supervisiona e fiscaliza cada uma destas obras. As funções do engenheiro civil estão intimamente relacionadas com cálculos, desenhos, medições, análise de materiais brutos, como: pedra, madeira, terra, calcário, etc buscando um resultado final em estruturas, úteis para todos os seres, porém, nunca esquecendo-se de pesquisar menores custos e maiores condições de segurança.

É necessário que o engenheiro civil aprofunde-se em matemática, ciências, e ainda deverá possuir uma mente que crie soluções novas, onde muitas vezes aparentemente não vislumbram-se opções favoráveis ao que se almeja construir.Além disso, deverá aguçar o seu senso de responsabilidade, e conhecimento para aquilo em que está concentrado o seu trabalho, pois estruturas formadas deverão estar preparadas para suportar terremotos, vendavais, furacões, mudanças de temperatura, e vários outros fatores inerentes às construções.

Formação

Para desenvolver-se na profissão, o profissional que almeja tornar-se um engenheiro civil deverá formar-se primeiramente em um curso de graduação superior de Engenharia Civil com duração média de cinco anos. Atualmente as empresas em geral exigem o domínio da língua inglesa e em informática, sendo imprescindível qualificação técnica de qualidade, conhecimentos gerais, e como é de praxe em todas as profissões, a atualização constante na área, através de cursos, palestras, jornais revistas e livros especializados. Quanto à grade curricular podemos destacar que a mesma modifica-se sensivelmente de acordo com a escola que se cursa, salientando-se que, todas mantém as matérias básicas e importantes de formação, porém algumas incluem em seu programa matérias também relacionadas com ciências humanas e trabalhos multidisciplinares. Outro ponto importante que conta muito também na escolha da instituição onde se vai estudar, é sem dúvida o nível dos laboratórios e aulas práticas, que contarão muito para a ambientalização e aprendizado do futuro engenheiro.

Atuação e atividades

O engenheiro civil tem à seu favor um vasto mercado de atuação, pois poderá participar, da pesquisa, criação e desenvolvimento de novos produtos, ou mesmo os já existentes com novas criações, porém sempre faz-se necessário lembrar que ele terá a responsabilidade, inclusive jurídica de qualquer projeto do qual fizer parte, desde o seu início até a sua conclusão! De acordo com a necessidade ou complexidade do projeto, poderão fazer parte do mesmo, equipes de engenheiros, cada qual desenvolvendo-se no que lhe compete. As suas principais áreas de atuação são:

  1. Construção civil e urbana
  2. Ambiental e Sanitária
  3. Estruturas e Fundações
  4. Transporte
  5. Solo e Geotecnia

O engenheiro civil desenvolve atividades relacionadas com: análise e localização de terrenos, análise do solo e hídrica, determina o projeto de construção e cronograma, estudo de materiais, inclusive reutilização e custos, determinar o uso de equipamentos, e veículos, avaliar através de cálculos a resistência do material empregado, condições climáticas da região, normas e medidas de segurança em relação à vida em geral, ao meio ambiente e ao solo utilizado.

Mercado de trabalho

Trata-se de um mercado muito promissor, considerando-se principalmente a construção civil, onde há um grande interesse do setor privado em construções de estradas, portos, hidrelétricas, etc.

Além disso, este profissional poderá ser recrutado em empresas públicas ou privadas, para também atuar em funções co-relacionadas com recursos hídricos, na indústria, na Engenharia de transportes, na Geotecnia, nos setores de qualidade e segurança, enfim, o mercado se aquece em conseqüência da Economia, e em qualquer obra por menor que seja aconselha-se buscar as orientações de um engenheiro civil, o qual muitas vezes consegue efetivar-se em uma empresa à partir de seu estágio inicial, de acordo com o seu interesse, e de seus conhecimentos.

Assista ao vídeo abaixo, produzido pela Unesp, sobre o curso de engenharia civil e a profissão: