Equipe Técnica em Cinema

Por Fernando Rebouças
Todo filme é feito por uma equipe envolvida na produção e na sua realização. Após a decupagem do roteiro, que é a adaptação do texto literário para um formato de texto com as indicações cinematográficas, é feito uma análise técnica entre o diretor de filmagem e o de produção para verificar quais materiais e profissionais serão necessários para a produção e filmagem.

Uma equipe de filmagem varia conforme o estilo, duração e custo do filme. Se filmagem for em estúdio, será necessário o trabalho de um cenógrafo (arquiteto) e de um cenotécnico (marceneiro); se a filmagem ocorrer em locação (fora do estúdio, em local interno ou externo) é necessário que na pré-produção cuide-se do transporte, da arte e decoração do local, mobilidade dos equipamentos, agendamento do encontro da equipe, condições de captação de som, entre outros detalhes.

O diretor de filmagem decupa o roteiro e filma; o diretor de produção faz o orçamento e libera a verba; o diretor de fotografia cuida na escolha do tipo de câmera, película, temperatura do filme (cores) gerador e mapa de luz (posicionamento da iluminação). O diretor de arte busca harmonizar a expressão visual que o filme terá, dirigindo o figurinista, o maquiador, o cabeleireiro, a maquiagem de efeito especial e o produtor de objetos, além da cenografia citada anteriormente. O diretor musical cria e grava a música que deverá ser sincronizada com as cenas.

O produtor é aquele captaliza as filmagens através de recursos próprios ou patrocinados. Além da equipe técnica, há diversos prestadores de serviços para funções específicas com negativos, revelação, empresas de transportes, agências de atores, entre outros.

Fontes
Rodrigues, Chris – Cinema e a produção – Ed. Faperj.