Hotelaria

A hotelaria é o ramo do conhecimento que se ocupa da administração de empreendimentos hoteleiros e meios de hospedagem como resorts, pousadas, albergues, hotéis, restaurantes, bares, realização de eventos e etc.. O profissional do ramo hoteleiro deverá possuir conhecimentos bastante diferenciados que vão desde o conhecimento das rotinas administrativas de um empreendimento hoteleiro até a habilidade de lidar com público e planejar eventos devendo estar preparado para situações inesperadas e desafios.

O curso de hotelaria é voltado para a área de humanas com ênfase em administração e pode ser feito em um ano a um ano e meio para o grau de tecnólogo e até quatro anos para o grau de bacharel, sendo que esse tempo varia de acordo com a faculdade. As disciplinas abordadas nos cursos de hotelaria geralmente são: administração (incluindo as disciplinas contábil, financeira, fiscal, de recursos humanos, etc.), cultura geral, comunicação, línguas (geralmente inglês e espanhol), português, informática, vendas, marketing, controle de custos, economia, administração estratégica e matérias específicas relacionadas à culinária nacional e internacional, bebidas, realização de eventos e empreendedorismo. Não raro você irá encontrar cursos de hotelaria atrelados ao de turismo, já que as duas atividades estão inter-relacionadas.

Atualmente o principal cargo no setor hoteleiro nacional é o de gerente-geral que no exterior é equiparado ao de diretor, mas o profissional formado em hotelaria pode atuar em outras áreas como marketing, administração e relações públicas. Algumas das escolas de turismo e hotelaria mais tradicionais no país são a Faculdade SENAC de Hotelaria e Turismo e a Universidade Anhembi-Morumbi, ambas em São Paulo, a Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, a Universidade Federal de Pernambuco, em Pernambuco, a Universidade do Vale do Itajaí, em Santa Catarina e a Universidade Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

Fontes
http://www.estacio.br/_cursos/graduacao/hotelaria/default.asp
http://www.abih.com.br/principal/historia.php?cod=001

Arquivado em: Profissões