Jornalismo de Turismo

Por Fernando Rebouças
Todas as pessoas, nem que seja uma vez ao ano, ou quando podem, pretendem viajar para fugir do estresse e realizar a viagem dos sonhos. Antes de viajar, as pessoas buscam referências comerciais e noticiosas sobre as condições de roteiros e lugares.

As referências noticiosas são pesquisadas, redigidas e noticiadas pelo jornalista especializado em turismo. Este profissional atua em especialização jornalística relacionada à área de Turismo, Hotelaria, Transportes e Entretenimento.

Enquanto os turistas estão nos lugares para descansar, o jornalista ao efetuar essas viagens vive atento às características e diferencial do atendimento oferecido para redigir de forma fiel matérias que venham a ajudar e  orientar os seus leitores interessados por viagens.

Apesar da atenção profissional, o jornalista precisa de permitir racionar e perceber o lugar como se fosse um turista comum para, dessa forma, elaborar uma pauta precisa sobre as condições do roteiro de viagem.

Há também as matérias que são compradas de jornalistas independentes e de agências estrangeiras como forma de cortar despesas. As mais bem elaboradoras são feitas por correspondentes da própria redação.

A pauta de Jornalismo de Turismo inclui a gastronomia do lugar, eventos, traços culturais, feiras, negócios, produtos, entretenimento, transportes e o dia a dia da região.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jornalismo_de_turismo
Rádio CBN : http://cbn.globoradio.globo.com/