Letras

Por Paula Perin dos Santos
O profissional de Letras estuda, pesquisa e ensina o universo das linguagens falada e escrita e a cultura literária dos povos nos quais se especializou. O currículo básico desta profissão envolve disciplinas como Língua Portuguesa, Literaturas Brasileira, Portuguesa e Estrangeira (variável) e Lingüística. É apaixonado pela leitura, pois a carreira vai exigir isso dele o tempo todo. Além disso, estuda a língua e a literatura do português e de outros idiomas.

Para seguir carreira, o bacharel em Letras pode desenvolver atividades de tradutor e intérprete, professor de Ensino Fundamental, Médio e Superior, revisor de textos ou trabalhar no campo da pesquisa, como Técnico da Linguagem, Lingüista, Filólogo ou Historiógrafo da Literatura.

O mercado de trabalho para esta área é amplo, com possibilidades nas áreas de ensino, instituições de pesquisa, editorial, jornalística, agências de publicidade, de rádio e TV, de órgãos de difusão cultural e artística, de crítica literária, de tradução e interpretação, de assessoria e consultoria ou de representações diplomáticas.