Médico Urologista

Urologista é o médico especialista nos aparelhos reprodutor e urinário dos homens (testículos, pênis, vesículas seminais, ducto deferente, próstatas, epídimios, rins, uretra, bexiga urinaria) e no aparelho urinário feminino (rins e bexiga), tratando das doenças nessas áreas. As glândulas adrenais também são tratadas por esses especialistas, devido à necessidade de cirurgia em caso de doenças tumorais de supra-renal. O encaminhamento desses casos ocorre da parte do endocrinologista.

A especialidade é classificada como cirúrgica. Segundo a Associação Urológica Americana existem as seguintes subespecialidades, que tratam das seguintes especificidades:

* Transplante Renal – insuficiência renal crônica
* Urologia Pediátrica – alterações fetais, fimose, micropênis, entre outros.
* (In) fertilidade Masculina – vasectomia e reversão de vasectomia
* Uroginecologia (mulheres) – Cistites Intersticial, Incontinência Urinária, Infecção Urinária, entre outras.
* Oncologia Urológica – câncer.
* Neurourologia - distúrbios da micção, disfunção erétil ou impotência.
* Litíase - cálculos do trato urinário (pedras nos rins)

O conhecimento de outras especialidades como a Pediatria, Ginecologia, Proctologia, Andrologia, Nefrologia e Clínica Médica são necessárias ao urologista, em sua prática profissional.

Existe grande semelhança entre a urologia e a nefrologia, sendo a grande diferença o fato de que o urologista realiza os atos cirúrgicos, enquanto o nefrologista atende as questões clinicas como o pós-operatório e as afecções no aparelho urinário.

Os constantes avanços tecnológicos contribuem para mudanças significativas nas técnicas empregadas pelos urologistas, sobretudo nas intervenções cirúrgicas. A utilização da cirurgia endoscópica ureteral e renal; a Cirurgia Laparoscópica; o uso do microscópio cirúrgico; o emprego de uma nova geração de litotridores extracorpóreos; a recente utilização de laser e seu potencial no tratamento de cálculos renais e neoplasias são promissoras nessa área. Dessa forma, a formação continuada desses profissionais é essencial.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Medicina, Profissões