Piloto de Helicóptero

Por Marina Martinez
O Helicóptero é uma aeronave difícil de pilotar, sendo que qualquer comando aplicado pode acabar interferindo em sua estabilidade e aerodinâmica. Por isso, o Piloto de Helicóptero deve estar sempre concentrado enquanto voa. Para se tornar um Piloto de Helicóptero, o profissional deve possuir todos os conhecimentos necessários para pilotar com segurança, além de se tornar um profissional especial por sua capacidade de concentração e de coordenação motora.

Como o Helicóptero voa quase sempre a baixa altura e em lugares com obstáculos, obriga o piloto a sempre se preocupar com o caminho que deve seguir. Portanto o Piloto de Helicóptero deve estar atento a qualquer falha, pois pode levá-lo a um desastre com sérias consequências.

O Piloto deve ter conhecimento técnico na manipulação e observação de parâmetros, tais quais, velocidade, altitude, pressão, temperatura, marcha, rotação por minuto do motor, consumo de combustível, entre outros pontos. Atualmente o Brasil, por ter a quarta maior frota de helicópteros do mundo, possui diversas oportunidades para as pessoas interessadas em ingressar na carreira de piloto e se tornar um profissional devidamente habilitado.

Para iniciar um curso de Piloto Privado, deve-se ter no mínimo 17 anos e 1º Grau completo, e para o Curso de Piloto Comercial, deve ter o 2º Grau completo. Antes do início das aulas, se faz necessário a aplicação de um Exame Médico, que poderá ser realizado em qualquer Hospital da Aeronáutica, pois o aluno inspecionado deverá apresentar no dia de sua inspeção, os seguintes exames médicos: Eletroencefalograma com laudo, radiografia panorâmica oral, cartão de vacinas - Antiamarílica e Antitetânica e para mulheres, o laudo de exame ginecológico e copocitologia oncótica. Os exames são importantes pois os pilotos são preparados para situações de estresse intenso e na maioria das circunstâncias, os aspectos físicos e psicológicos são levados em consideração.

Para se ter uma idéia das oportunidades do mercado, devido ao grande número de congestionamento das grandes cidades, muitos empresários e profissionais preferem ir de um ponto a outro de helicóptero. O trânsito aéreo de Helicópteros é tamanho que  recentemente a Câmara aprovou um projeto de lei que permite pousos e decolagens de helicópteros somente das 7h às 20h, na cidade de São Paulo. Pois atualmente, a cidade registra mais de 200 dessas operações diárias. Existem 325 helicópteros registrados em São Paulo, e possui 215 helipontos autorizados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), mas somente 85 têm licença da prefeitura.

Para os Pilotos de Helicóptero, uma vantagem de se pilotar helicóptero e não avião, começa pela habilidade de pairar no ar sobre um ponto qualquer no solo, além de voar para trás e de lado facilmente.

Leia também:

Referências Bibliográficas:
http://www.hcrhelicopteros.com.br/Portugues/index.htm
http://www.aerotecnologia.com.br/sistemas/page-06.htm
http://www.abraphe.org.br