Publicitário

Ensino Superior em Comunicação (Universidade Metodista de São Paulo, 2010)

Publicitário é o profissional que explora diversas técnicas de comunicação para criar maneiras envolventes de apresentar e promover produtos, ideias e serviços aos consumidores; contribuindo para a divulgação ou consolidação da marca.

Decide qual abordagem e meio de comunicação será utilizado para a campanha e participa da produção dos materiais necessários para execução.

A profissão é regulamentada no país desde 1965, sendo obrigatório o diploma. A qualificação pode ser obtida através dos cursos de nível técnico ou superior, oferecidos por instituição de ensino superior devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

O técnico profissionalizante em Publicidade tem duração média de 800 horas e fornece disciplinas que capacitam o profissional com foco nos requisitos práticos exigidos pelo mercado. Em nível superior, existe o tecnológico em Produção Publicitária com duração média de 2 anos e também o bacharelado em Publicidade e Propaganda, com duração média de 4 anos. Nas três modalidades estão presentes disciplinas que abrangem técnicas de Comunicação, Marketing, Criação Publicitária, Redação, Audiovisual, Pesquisa de Mercado, Língua Portuguesa e Psicologia. Após a formação, o Publicitário poderá atuar em diversos segmentos da área: atendimento, criação, gerência de produto, marketing, mídia, pesquisa, produção e promoção de vendas.

Em suas rotinas, o profissional levanta dados para traçar o perfil do público-alvo, cria a arte de peças publicitárias e logotipos, produz os textos e faz o tratamento de imagens, acompanha o desenvolvimento das campanhas, avalia o impacto e resultados, decide se a divulgação será feita em anúncios, banners, internet, comercial de TV ou rádio, jornais, etc. Suas atividades podem ser executadas nos mais diversos locais, como nas tradicionais agências de publicidade trabalhando com criação, pesquisa, planejamento e mídias.

Em organizações não governamentais (ONGs) desenvolvendo campanhas de conscientização social para levantar fundos ou divulgar uma causa. Nas empresas privadas, planejando estratégias e assessorando o departamento de marketing e vendas. Para prestadoras de serviço, como produtoras de áudio e vídeo, gráficas e estúdios de fotografia.

Encontra espaço no setor público também, promovendo eventos, criando campanhas e assessorando figuras públicas. Além disso, a internet possibilita um campo de atuação imenso e tem poder para rápida divulgação de produtos e serviços, aumentando a propagação das ideias e atingindo com mais assertividade o público-alvo. É possível trabalhar online com mídias sociais, marketing digital, comércio eletrônico, links patrocinados e até em consultoria publicitária para artistas.

Em seus diversos e dinâmicos nichos, a carreira publicitária pede um perfil criativo, comunicativo, com capacidade de percepção das informações subjetivas, conectado com as tendências e focado em resultados.

Arquivado em: Profissões, Publicidade