Representante comercial

Ensino Superior em Comunicação (Universidade Metodista de São Paulo, 2010)

Representante comercial é o profissional que realiza vendas, negociações, ações promocionais e acordos comerciais diversos.

Em sua missão mercadológica, executa as etapas que compõe a negociação comercial e conecta a empresa com seus clientes, auxiliando na manutenção da imagem dos produtos e contribuindo para a consolidação das marcas.

A profissão é regulamentada desde 1965 no país, mas não há formação técnica obrigatória. A exigência é de que o profissional faça o registro no Conselho Regional de Representação Comercial do estado onde irá atuar. Atualmente, existem pouquíssimos cursos superiores focados na formação de Representante Comercial que sejam reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Para quem deseja uma qualificação que ofereça todos os fundamentos necessários, há o curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial com duração média de 2 anos.

A rotina de trabalho de um Representante Comercial é intensa, pois trabalha constantemente com a pressão de cumprir e superar metas, visitando seus clientes e prospectando novos.

Agenda visitas, apresenta o produto, responde perguntas, tira dúvidas, combina preços, programa entregas, arquiva pedidos, faz relatórios, pesquisa tendências de mercado, elabora plano de vendas, comparece à feiras e eventos, organiza amostras grátis, folders e demais materiais para divulgação, entre outras atividades.

Costuma se deslocar bastante, dirigindo e viajando dentro e fora da região que cobre. As comissões são atrativas e existe bastante concorrência na área, então é importante manter a disciplina e perseverar durante a execução de todas as tarefas.

É desejável que o Representante Comercial se identifique com o produto que representa para que possa apresentar com clareza e segurança as especificações técnicas, destacar o diferencial, as características e demais vantagens que levem o cliente a concretizar a aquisição.

O profissional precisa ser comunicativo, ter conhecimento em gestão comercial, habilidade para contornar objeções, poder de persuasão, ser otimista, fidelizar o cliente e traçar uma boa estratégia de vendas.

Fornecedores de grande, médio e pequeno porte oferecem grande parte das oportunidades nessa área, assim como as indústrias de alimentos, bebidas, cosméticos, maquinários, tecidos, etc.

Também é possível iniciar trabalhando em regime autônomo ou fazer uma pesquisa de mercado e abrir a própria empresa de Representação Comercial.

Nessa profissão a capacidade de criar e ampliar o networking, prestar um atendimento diferenciado e saber explorar as potencialidades dos produtos é fator decisivo para conquistar resultados favoráveis.

Planejar e executar adequadamente o pós-venda também se mostra cada vez mais determinante para que os clientes voltem a adquirir o produto e o recomendem positivamente para outras pessoas.

Arquivado em: Profissões