Representante Comercial

Por Thais Pacievitch
O representante de vendas, também conhecido como representante comercial, é o profissional encarregado de atuar como representante autônomo (ou como uma firma de representação) para realizar a venda de produtos de determinado(s) fabricante(s) em uma região específica. Este profissional pode vender para empresas atacadistas, varejistas ou distribuidoras.

Recomenda-se que este profissional tenha curso superior em administração de empresas, carteira nacional de habilitação e sólidos conhecimentos de informática.

Para obter sucesso nesta área é preciso ser organizado; saber planejar seu tempo e desenvolver relacionamentos duradouros com seus clientes, objetivando desenvolver uma parceria; grande capacidade de convencimento, habilidade para vendas e marketing; possuir noções básicas de contabilidade. Além disso, é necessário ser uma pessoa capaz de trabalhar sob pressão, prestativa, atenta, com boa aparência, com raciocínio rápido, autoconfiante, auto-motivado e amigável. Conhecer muito bem os produtos que representa e vende, bem como a concorrência, o mercado, os clientes e as políticas de procedimentos da empresa também são itens extremamente importantes para o representante comercial.

Normalmente as atividades desenvolvidas por este profissional são: viajar pela região sob sua responsabilidade (periodicamente) para visitar e vender para seus clientes (geralmente de carro); elaboração de relatórios de gastos, visitas e vendas realizadas; focar a cota de vendas que deve realizar e, preferencialmente, superá-la, uma vez que seus ganhos são comissionados; buscar novos clientes em potencial; saber as rotinas de crédito, expedição e entrega; encaminhar as reclamações dos clientes, bem como intermediar a devolução de produtos com defeito; participar de conferências e feiras; manter o cadastro dos seus clientes atualizado; desenvolver idéias para atrair mais clientes; ser extremamente pontual com os clientes e a empresa que o contratou, etc.

O trabalho do representante comercial tem um amplo mercado, isto se deve ao fato das vendas acontecerem em todos dos níveis da sociedade o tempo todo (seja como primeira aquisição de um produto ou a reposição do mesmo), independentemente de crises econômicas, embora estas possam trazer uma significativa diminuição das vendas.