Técnico de Segurança do Trabalho

Por Fernando Rebouças
Todo tipo de trabalho, em qualquer empresa ou instituição, o funcionário está exposto a diversos riscos. O técnico em segurança do Trabalho identifica todos os fatores de riscos , níveis de exposição e as soluções iminentes para proteger os funcionários.

É um profissional que analisa os métodos, processos de trabalho, condições físicas do local de trabalho e instalações. Identifica os fatores de riscos propondo melhorias e  para sua eliminação ou neutralização e se necessário, implantação de EPC´s (Equipamento de Proteção Coletiva) e como última opção a distribuição de EPI´s (Equipamento de Proteção individual).

Verifica se as normas trabalhistas estão sendo obedecidas, a higienização da empresa, e a alimentação. Muitas vezes, pesquisa os hábitos externos do funcionário para avaliar todas as causas de um mau estar ou acidente sofrido pelo funcionário de uma empresa.

É necessário ter formação em curso técnico, com duração de dois anos.Trabalha para evitar acidentes de trabalho, avaliando as condições ambientais, prestando treinamento aos funcionários a respeito do uso das EPI´s e EPC´s, emitindo documentação sobre as condições de trabalho, verificar o cumprimento das normas e obras necessárias, acompanhar as estatísticas de acidentes no setor e identificando atividades insalubres e de alto perigo.