Xilógrafo

Por Fernando Rebouças
O profissional e artista que domina a técnica da xilogravura é conhecido como xilógrafo. A técnica de xilogravura consiste no uso de uma gravura matriz feita em madeira entalhada para a impressão de imagens em suporte plano, os relevos demarcados na madeira servem como “carimbos” do traço que a tinta fará no suporte (papel, tela e pano.).

O xilógrafo precisa ter gosto, conhecimento ou estudo em artes e técnicas de impressão. Este conhecimento também é estudado nas Escolas de Belas Artes.

O profissional em xilogravura precisa ter firmeza nas mãos para não erra o traçado dos riscos na madeira, senso de observação, agilidade e capacidade de imaginar formar. Numa época em não havia indústria gráfica mecanizada, a xilogravura era uma técnica muito importante para a proliferação da arte e da comunicação.

É uma arte que surgiu na China, no século VI, alcançando franca expansão na Idade Média, quando ocorreu um aumento do uso do papel. A técnica foi trazida ao Brasil em 1808, na vinda da Família Real Portuguesa. Após a descoberta da fotografia, a xilogravura ficou em segundo escalão de importância, atualmente possuindo grande valor cultural e artístico.

Fontes
http://www.brasilprofissoes.com.br/verprof.php?codigo=676