Zootecnista

Por Fernando Rebouças
A Zootecnia é um ramo de conhecimento que surgiu na França em 1848, no Instituto de Versalhes. A Zootecnia chegou no Brasil em 1951, o primeiro curso universitário no país foi fundado em 1966, pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul.

O Zootecnista é responsável pelo estudo da reprodução , desenvolvimento genético e acompanhamento da nutrição dos animais. São administradores rurais em fazendas. Estudam maneiras de prevenir e combater doenças que venham comprometer a saúde de animais usados em atividades como a pecuária.

É necessário ter capacidade de análises mecânica, numérica, gosto por informações científicas, e sobretudo olhar observador sobre cada detalhe do animal. Para ser um zootecnista é exigido formação em curso superior em zootecnia.

A profissão é vistoriada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária. O mercado de trabalho, em grande parte, está concentrado no setor privado, destacando as empresas que atuam no setor rural, que já são concorridas pelos veterinários especializados em zootecnia.

Fontes
http://www.sbz.org.br/2007/internas/objetivo.html
http://www.brasilprofissoes.com.br/verprof.php?codigo=34