Ácido Fluorídrico

Por Susana Lorena
O ácido fluorídrico (HF) é uma substância que deve ser utilizada com muito cuidado. O seu maior perigo é que, se em contato com a pele, ela não queima a pele, mas seus danos são internos. Como não são vistos, muitas pessoas acabam deixando que ele aja. O que ele faz é entrar pela pele e atacar o cálcio dos ossos. Enfraquecendo e até corroendo parte do osso.

acido fluoridricoSua aparência é de um líquido incolor e fumegante. Muito usado na produção de criolita, gases refrigerantes, sais fluorados e defensivos agrícolas. Sua reação de obtenção vem da reação entre o ácido sulfúrico e a fluorita seca:

H2SO4 + CaF2 -> CaSO4 + 2HF

Seu ponto de ebulição é um pouco inferior à temperatura ambiente, diferente dos outros ácidos de haletos. Seu vapor é mais leve que o ar e de odor tão irritante, que é perceptível em escalas muito pequenas como 0,042 ppm.

Pode ser usado também em sua forma líquida, na produção de diversos fármacos, como fluoxetina, ou Prozac. Polímeros variados, como politetrafluoroetilenos, o Kel F e o Fluoroteno.

A industria petroquímica faz uso de ele tanto em estado gasoso quanto em solução. Ele é usado para a composição de muitos super ácidos (ácidos de acidez maior que o do ácido sulfúrico 100%) como o trifluorometanosulfónico (CF3SO3H) ou o Ácido Fluorossulfúrico (FSO3H). Usado também em larga escala na fusão e na refinação de alumínio secundário. Ele pode ser usado na indústria de vidros como um agente para a corrosão do mesmo criando o efeito do jato de areia e de vidro fosco.