Exercícios - Álcool Combustível

Questões e exercicios sobre o Álcool Combustível, também chamado de etanol.
Ler artigo Álcool Combustível.


Exercício 1: (UFSC 2010)

O Brasil atualmente defronta-se com a perspectiva de um significativo aumento na demanda por etanol combustível. Esta previsão sustenta-se em certas realidades de mercado, como:

a) aumento do consumo interno de álcool hidratado devido ao sucesso dos automóveis flexi-fuel  no mercado de veículos automotivos leves.

b) expansão das exportações brasileiras de etanol em função do crescente interesse mundial pela mistura deste à gasolina, como forma de diminuir as emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Um caminho para solucionar o problema seria ampliar a produtividade de litros de álcool por hectare de cana plantada, aproveitando integralmente a biomassa da planta para produzir etanol. Essa rota recebe o nome de etanol lignocelulósico ou de 2a geração. Para obtermos etanol lignocelulósico são necessários, basicamente, dois processos: a hidrólise dos polissacarídeos em açúcares simples e a fermentação destes em etanol.

Disponível em: http://www.bioetanol.org.br/interna/index.php?pg=MzM= (Acesso em: 16 ago. 2009.)

Com base nas informações acima, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).


Exercício 2: (PUC-RIO 2009)

Veículos movidos a álcool utilizam como combustível o álcool hidratado (mistura de etanol com pequena porcentagem de água). Veículos movidos somente à gasolina usam gasolina misturada com uma quantidade de álcool anidro (somente etanol) cuja proporção é regulada por lei.

O álcool anidro é obtido retirando-se resíduos de água do álcool hidratado. Para tal, deve-se escolher um agente secante adequado de modo a evitar reações químicas perigosas e indesejáveis. A cal virgem, CaO, é o agente secante que atua formando o composto insolúvel Ca(OH)2 conhecido como cal hidratada.

De acordo com as informações acima, é correto afirmar que:


Exercício 3: (PUC-RIO 2008)

A energia produzida na forma de trabalho e a quantidade emitida de gases que contribuem com o aquecimento global são dois fatores importantes na escolha de um combustível para veículos automotores. A quantidade de energia produzida na forma de trabalho pode ser avaliada pela diferença entre quantidades de produtos e de reagentes gasosos das reações de combustão. Quanto maior for essa diferença, mais trabalho é realizado.


Comparando a combustão completa do etanol (CH3CH2OH) e da gasolina (representada pelo hidrocarboneto C8H18), nas equações acima, é correto afirmar que:


Exercício 4: (PUC-RIO 2008)

A produção de álcool combustível a partir do açúcar da cana está diretamente relacionada a qual dos processos metabólicos de microrganismos abaixo relacionados?