Demanda Química de Oxigênio

A DQO, demanda química de oxigênio, é um parâmetro importante para caracterizar efluentes industriais e esgoto. Esse teste mede a quantidade de oxigênio necessário para oxidar todos os compostos orgânicos presentes na amostra. Medindo assim a quantidade de matéria orgânica e matéria redutora presente no meio. Essa análise é feita em condições extremas de acidez e temperatura, utilizando oxidantes fortes.

A amostra a ser analisada é misturada com agentes oxidantes fortes, como o dicromato de potássio (K2Cr2O7). O pH é diminuído com a adição de ácido sulfúrico. Essa solução contendo dicromato e ácido é conhecida como solução digestora. Após essa adição, o meio é homogeneizado com cuidado por ser uma reação extremamente exotérmica, ou seja, há um grande desprendimento de calor. Atualmente, a maioria dos laboratórios estão equipados com aparelhos onde essa reação é conduzida. Ele mantém o meio numa temperatura constante de 150ºC durante duas horas (tempo fixo para esse tipo de análise). Após esse tempo, as amostras são resfriadas e lidas em um espectrofotômetro.

Esse aparelho mede a quantidade de certo comprimento de onda absorvido pela solução. Quanto mais esse comprimento é absorvido, maior é a quantidade de composto responsável pela coloração da solução. Para calcular a concentração desse composto, os resultados lidos são comparados com os obtidos em uma curva de calibração (série de medidas onde as concentrações são conhecidas).

Essa análise é feita como uma parâmetro para avaliar a quantidade da água em diversos lugares. A água que chega e sai de uma estação de tratamento de esgoto ou de uma estação de tratamento de água tem sua qualidade avaliada por esse método.

O resultado encontrado pode ser comparado com a DTO (Demanda teórica de Oxigênio). Esse não é um valor experimental, ele á calculado através de um balanço simples de massa para calcular a quantidade de oxigênio necessário pra oxidar completamente o composto analisado à dióxido de carbono e água.

Fontes:
http://www.redeambiente.org.br/dicionario.asp?letra=D&id_word=237
http://www.metrohm.com.br/noticias/noticias_interna.php?id=13

Arquivado em: Química