Lei de Proust

Por Susana Lorena
A lei de Proust também é conhecida como lei das proporções definidas enuncia o seguinte:

“Uma determinada substância pura contêm sempre os mesmos elementos combinados na mesma proporção em massa, independente da sua origem.”

Na época em que esse estudo foi feito, não haviam aparelhos modernos como os de hoje em dia. Então todos os experimentos foram feitos apenas usando as balanças disponíveis naquela época. E mesmo assim os resultados foram confiáveis o suficiente para gerar resultados que são usados até hoje e foram confirmados com aparelhos melhores.

Isso significa que qualquer substância conhecida mantêm sempre a mesma proporção e elementos em sua composição não importando como ela tenha sido obtida ou o que se faça com essa substância após sua formação.  Por exemplo, o sal de cozinha pode ser fundido a temperaturas muito altas. Mas mesmo após fundido, sua composição continua sendo de 1 átomo de Na para um átomo de Cl.

Quanto a sua origem de formação, o mesmo princípio é levado em consideração. Se nós formarmos NaCl em um ambiente rico em Na, o sal formado continuará tendo a mesma proporção de um pra um entre os átomos. O mesmo acontecerá se esse sal for formado em um ambiente rico em Cl.

Fontes:
http://www.fontedosaber.com/quimica/lei-de-proust-lei-das-proporcoes-fixas-ou-definidas.html
http://www.kalipedia.com/glosario/ley-proust-proporciones-definidas.html?x=1229
http://www.soq.com.br/conteudos/ef/reacoesquimicas/p3.php