Ligas metálicas ferrosas

Graduação em Química (Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, 2014)

As ligas metálicas são materiais com propriedades metálicas como por exemplo uma boa condução de corrente elétrica, sendo que necessariamente um dos componentes no mínimo seja um metal. Elas são amplamente utilizadas em diversos setores e certamente na sua casa você possui algum objeto composto por uma liga metálica. Podem ser divididas em ligas metálicas ferrosas e não-ferrosas, dependendo da presença ou não do ferro como elemento químico principal.

O aço é uma liga metálica ferrosa pois é composto de carbono e ferro. Foto: yongyut rukkachatsuwa / Shutterstock.com

O aço é uma liga metálica ferrosa pois é composto de carbono e ferro. Foto: yongyut rukkachatsuwa / Shutterstock.com

Iremos abordar neste artigo as ligas metálicas ferrosas, que possuem o ferro, elemento de número atômico 26, como elemento majoritário. Estas ligas têm aplicação principalmente na indústria de materiais e na engenharia de materiais. São produzidas em grande escala e sua larga utilização se deve ao fato de o ferro ser um elemento muito fácil de ser encontrado na natureza e que não tem um custo tão elevado em comparação com outros metais. A desvantagem destas ligas é que elas são bastante suscetíveis ao processo de corrosão.

As ligas ferrosas se dividem nas ligas de aço que são constituídas por ferro e carbono e nas ligas de ferro fundido que são constituídas de silício e carbono, além é claro do ferro.

O primeiro tipo é muito utilizado para confecção de brocas, serras, espadas, entre outros produtos. Estas ligas contêm os seguintes metais: níquel (Ni), vanádio (V), tungstênio (W), molibdênio (Mo), titânio (Ti), cobalto (Co) ou manganês (Mn). Já o segundo tipo é utilizado para tubos de saneamento e maquinário em geral.

O Brasil é o 9º produtor mundial de aço, o que gera uma receita de 6 bilhões de dólares para o país e este fato vem a comprovar a importâncias destas ligas inclusive para o desenvolvimento nacional.

Referência:
http://www.feis.unesp.br/Home/departamentos/engenhariamecanica/maprotec/aula13.pdf

Arquivado em: Química