Perguntas sobre Dissociação e Ionização

Licenciatura Plena em Química (Universidade de Cruz Alta, 2004)
Mestrado em Química Inorgânica (Universidade Federal de Santa Maria, 2007)

Um processo denominado dissociação é aquele no qual ocorre uma ruptura de uma ligação química de natureza iônica (doação e recebimento de elétrons), existente entre o cátion e o ânion de uma base. Considerando o exemplo da dissociação do hidróxido de sódio abaixo (NaOH):

NaOH(s)  +  H2O  → Na+(aq)  +  OH-(aq)

verifica-se que ocorre uma separação de íons já existentes na molécula original da base.

Já um processo denominado ionização é aquele no qual ocorre uma formação de íons a partir de uma ligação química de natureza covalente (compartilhamento de elétrons). Considerando o exemplo do ácido clorídrico abaixo (HCl):

HCl(g)  +  H2O  →  H+(aq)  +  Cl-(aq)

Verifica-se que ocorre a formação de íons em solução, uma vez que esses íons não existem na molécula original do ácido.

QUESTÕES SUGERIDAS:

1. Conceitue e diferencie dissociação e ionização.

2. Determine o volume mínimo de solução aquosa 1,5M de HCl suficiente para neutralização total de 2g de NaOH sólido.

3. Deseja-se neutralizar um derramamento sobre uma bancada de 200mL ácido sulfúrico de concentração 3M. Para isso, tem-se hidróxido de cálcio e hidróxido de alumínio como opção. Desconsiderando-se o grau de dissociação das bases, determine aquela de menor necessidade de massa para a neutralização completa do ácido.

4. Deseja-se neutralizar uma solução aquosa 2M de NaOH em volume de 250mL. Para isso, uma amostra de ácido clorídrico concentrada foi encontrada no laboratório. Entretanto, o técnico em química decidiu preparar uma solução 1M deste ácido para utilização na neutralização. Assim, qual será o volume de HCl concentrado utilizado e qual será o procedimento adequado?

5. Tem-se três ácidos para neutralização total de 200mL de KOH 2M, clorídrico, sulfúrico e fosfórico. Desconsiderando fatores de ionização ou dissociação, determine a massa mínima de cada um que poderá ser utilizada.

6. Sabendo-se que o coeficiente de dissociação do NaOH é 92%, e o grau de ionização do HCl é 98%, determine o volume mínimo deste ácido, quando em solução aquosa 1M, necessário para neutralização completa de 100mL de NaOH em meio aquoso, de concentração 24g/L.

7. Uma amostra de vinagre possui em massa 5% de ácido acético. Qual será a massa mínima de solução NaOH (α = 92%) 1M capaz de neutralizar 100mL de vinagre em seu teor do ácido, sabendo-se que o grau de ionização do ácido acético é 60%.

8. Determine o volume mínimo de solução aquosa de ácido clorídrico 1M (α = 98%) capaz de corroer completamente uma massa de 12g de ferro metálico.

Referências:
RUSSELL, John B.; Química Geral vol.1, São Paulo: Pearson Education do Brasil, Makron Books, 1994.
SARDELLA, Antônio; MATEUS, Edegar; Curso de Química: química geral, Ed. Ática, São Paulo/SP – 1995.
MAHAN, Bruce M.; MYERS, Rollie J.; Química: um curso universitário, Ed. Edgard Blucher LTDA, São Paulo/SP – 2002.

Arquivado em: Química