Peróxidos

Os peróxidos são óxidos que apresentam o grupo (O2)2- em sua estrutura. Trata-se de compostos binários, ou seja, formados por dois elementos, em que um deles é oxigênio e o outro pode ser o hidrogênio ou um metal alcalino ou, ainda, um metal alcalino terroso.

Esses compostos inorgânicos caracterizam-se por produzirem água oxigenada (H2O2) em reação com água ou com ácidos diluídos: quando reagem com água produzem uma base e água oxigenada, e quando reagem com um ácido produzem um sal e água oxigenada. Outra característica importante desse grupo de compostos é o número de oxidação: embora, na maioria do seus compostos o número de oxidação do oxigênio seja -2, nos peróxidos, o NOX do oxigênio é sempre -1.

Veja alguns dos peróxidos mais comuns e suas principais características.

Peróxido de hidrogênio

O peróxido de hidrogênio puro é uma substância líquida de alta instabilidade, que, por isso, pode se decompor de maneira rápida, espontânea e até explosiva, produzindo água e oxigênio e liberando calor (reação exotérmica).

A solução aquosa de peróxido de hidrogênio é conhecida como água oxigenada, substância muito usada no clareamento de cabelos, papéis, tecidos e outros. A água oxigenada se decompõe de forma mais lenta do que o peróxido de hidrogênio puro, porém, essa decomposição pode ser acelerada com a presença de luz e calor, por isso, é recomendado armazená-la em locais mais arejados e em frascos escuros (em geral, âmbar) ou opacos, que evitam a passagem da luz.

A água oxigenada é comercializada em forma de soluções, cujas concentrações são expressas em volumes. Isso quer dizer que um litro de água oxigenada de 10 volumes produz 10 litros de oxigênio, ao passo que 1 litro de solução de 20 volumes produz 20 litros de oxigênio.

Peróxido de potássio

Representado pela fórmula química K2O2, o peróxido de potássio é um sólido amarelo produzido a partir da reação do oxigênio do ar com o óxido de potássio (K2O) ou o superóxido de potássio (KO2). Trata-se de um importante agente oxidante, muito utilizado como alvejante e em instrumentos de respiração usados por bombeiros e mineiros.

Peróxido de bário

Composto inorgânico representado pela fórmula BaO2, o peróxido de bário é um sólido de cor branca a levemente acinzentada. É, também, um agente oxidante, usado em branqueamentos, e na pigmentação de fogos de artifício. Pode ser utilizado, ainda, na obtenção do peróxido de hidrogênio ao reagir com o ácido sulfúrico.

Peróxido de magnésio

O peróxido de magnésio (MgO2) é um sólido branco, estável a condições normais de temperatura, pouco solúvel em água e em ácidos. É muito aplicado ao tratamento de águas subterrâneas e usado como fertilizante no preparo de solos para cultivo.

Referências:
FELTRE, Ricardo. Química volume 2. São Paulo: Moderna, 2005.
MACHADO, Andrea Horta, MORTIMER, Eduardo Fleury. Química volume único. São Paulo: Scipione, 2005.

Arquivado em: Química