Exercícios - pH e pOH de Soluções Aquosas

Lista de exercícios sobre acidez e basicidade (pH e pOH).
Ler artigo pH e pOH de Soluções Aquosas.


Exercício 1: (PUC-RIO 2008)

O estômago produz suco gástrico constituído de ácido clorídrico, muco, enzimas e sais. O valor de pH no interior do estômago deriva, principalmente, do ácido clorídrico presente. Sendo o ácido clorídrico um ácido forte, a sua ionização é total em meio aquoso, e a concentração de H+ em quantidade de matéria nesse meio será a mesma do ácido de origem. Assim, uma solução aquosa de ácido clorídrico em concentração 0,01 mol L-1 terá pH igual a:


Exercício 2: (PUC-RIO 2008)

Na ocorrência das reações químicas, em solução aquosa, há aquelas que se dão entre um ácido e uma base e que comumente são denominadas de reações de neutralização.

Numa análise, na temperatura de 25 °C, 1 mL de solução de KOH 2 mol L−1 foi adicionado a 100 mL de solução aquosa de HCl 0,01 mol L−1. Considerando que, na reação do ácido forte com a base forte, os “íons espectadores” (K+ e Cl) não reagem com a água, é correto afirmar que a solução resultante tem o valor de pH aproximadamente igual a:


Exercício 3: (UDESC 2009)

"Chuva ácida" é um termo que se refere à precipitação, a partir da atmosfera, de chuva com quantidades de ácidos nítrico e sulfúrico maiores que o normal. Os precursores da chuva ácida vêm tanto de fontes naturais, tais como vulcões e vegetação em decomposição, quanto de processos industriais, principalmente emissões de dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio resultantes da queima de combustíveis fósseis. O pH da água da chuva considerado normal é de 5,5 (devido à presença de ácido carbônico proveniente da solubilização de dióxido de carbono). Um químico monitorando uma região altamente industrializada observou que o pH da água da chuva era igual a 4,5.

Considerando que a acidez está relacionada com a concentração de H3O+, é correto afirmar que a água com pH 4,5 era:


Exercício 4: (UFMG 2010)

A 10,0 mL de uma solução aquosa 0,100 mol/L de ácido clorídrico, HCl (aq), adicionou-se água pura, em quantidade suficiente para se obterem 100,0 mL de solução diluída. Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que o pH da solução resultante é:


Exercício 5: (UFMG 2009)

Considere certa quantidade de água e suco de limão, misturados, contida em um copo. Analise estas três afirmativas concernentes a esse sistema:

I. O sistema é ácido.
II. O pH do sistema é maior que 7.
III. No sistema, a concentração dos íons H+ é maior que a dos OH–.

A partir dessa análise, é CORRETO afirmar que: