Propriedades Aperiódicas dos Elementos Químicos

Por Mayara Cardoso
Uma das funções da tabela periódica é relacionar as propriedades dos elementos químicos com as estruturas de seus átomos, propriedades estas que podem ser do tipo periódicas e aperiódicas. As propriedades aperiódicas dos elementos são aquelas cujos valores variam (aumentam ou diminuem) à medida que o número atômico aumenta e que não se repetem em períodos determinados ou regulares.

São propriedades aperiódicas

Massa atômica

A massa atômica é a unidade de peso de átomos feita por comparação com uma grandeza padrão (1/12 da massa de um átomo isótopo do carbono-12). Esta propriedade sempre aumenta de acordo com o aumento do número atômico, sem fazer referência à localização do elemento na tabela periódica.

Calor específico

O calor específico é a quantidade de calor que um grama de uma substância precisa abosrver para aumentar sua temperatura em 1 °C, sem que haja alteração no seu estado físico. O calor específico de um elemento no estado sólido sempre diminui com o aumento do número atômico.

Dureza

A dureza é uma propriedade mecânica característica de materiais solídos que representa a resistência destes materiais ao risco ou à penetração quando pressionados. Esta propriedade muito depende do estado em que se encontra o material, bem como das forças de ligação entre os seus átomos, moléculas ou íons. Quanto maior é o número atômico, maior também é a dureza do elemento químico.

Índice de refração

O índice de refração é uma propriedade física descrita como sendo a razão entre a velocidade da luz em dois meios diferentes (no ar e num corpo tranparente mais denso). Tal propriedade também aumenta com o aumento do número atômico.

Pode-se concluir, então, que as propriedades aperiódicas dos elementos químicos não se enquadram na lei da periodicidadede Moseley, que teoriza que muitas propriedades físicas e químicas variam periodicamente na sequência de seus números atômicos. As propriedades periódicas dos elementos químicos, pelo contrário, são expressas pela lei da periodicidade, sendo mais comuns e mais importantes do que as aperiódicas.

Referências:
http://paraiso.ifto.edu.br/docente/admin/upload/docs_upload/material_2fd0221f7a.pdf
http://pt.scribd.com/doc/54701211/27/Propriedades-Aperiodicas
http://www.dqi.ufms.br/~lp4/ELEMENTOS.PDF