Exercícios - Propriedades Periódicas dos Elementos

Lista de questões de vestibulares sobre as propriedades periódicas dos elementos químicos.
Ler artigo Propriedades Periódicas dos Elementos.

Exercício 1: (UDESC 2010)

A adsorção de íons é um dos fenômenos mais importantes na química do solo, pois é o principal atributo que afeta a concentração da maioria dos minerais na solução do solo. Dentre as propriedades físico-químicas, como eletronegatividade e polaridade, o tamanho do átomo apresenta influência direta na adsorção dos elementos.

K, Ca, Mn, Fe e Zn

Assinale a alternativa correta em relação à sequência dos elementos descritos acima.

Exercício 2: (UFF 2010)

Após os trabalhos de Lavoisier, Dalton e outros, o estudo dos elementos químicos desenvolveu-se de tal forma que se tornou necessário classificá-los de acordo com suas propriedades. A observação experimental tornou evidente que certos elementos têm propriedades muito semelhantes, o que permite reuni-los em grupos. Desde o século XIX, várias tentativas foram feitas, sem grande sucesso. O trabalho mais detalhado foi feito em 1869 por Mendeleev. Ele ordenou os elementos em função de suas massas atômicas crescentes, respeitando suas propriedades químicas. O trabalho foi tão importante que ele chegou a prever a existência de elementos que ainda não haviam sido descobertos. Com base na tabela periódica, pode-se constatar que:

Exercício 3: (UDESC 2018/1)

Após a realização de uma série de experimentos foi detectado um íon Q2-, que possui carga 2-, possuindo assim número de elétrons igual a um gás nobre. O gás nobre em questão possui número atômico 18 e número de massa 40.

Assinale a alternativa que contém, sequencialmente, o elemento Q e seu número atômico.

Exercício 4: (PUC-SP 2017/1)

Dado: 1 pm equivale a 10–12 m.

O raio iônico é a grandeza que mede o tamanho dos íons. Conhecer o raio dos íons auxilia na análise da energia reticular dos cristais iônicos, na compreensão da seletividade dos canais iônicos das membranas celulares e na interação dos íons em sítios específicos de enzimas.

Considerando os íons Ca2+ , Cl , K+ e Mg2+ , a alternativa que melhor associa, respectivamente, esses íons aos valores de raios iônicos é:

Exercício 5: (Acafe 2017/2)

Baseado nos conceitos químicos, analise as afirmações a seguir.

I - O raio atômico do Potássio (K) é menor que o raio atômico do Arsênio (As).
II - O raio atômico do Carbono (C) é menor que o raio atômico do Chumbo (Pb).
III - A energia de ionização do Bário (Ba) é menor que a energia de ionização do Flúor (F).
IV - O raio atômico do cátion Na+ é maior que o raio atômico do ânion O2-.

Assinale a alternativa correta.