Resumo das Leis de Desintegração Radioativa

Por André Luis Silva da Silva
O fenômeno da Radioatividade consiste na emissão espontânea de raios (partículas e ondas) de um núcleo instável com objetivo de adquirir estabilidade. O átomo radioativo transforma-se em um elemento químico diferente. “Na natureza, existem 92 elementos. Cada elemento pode ter quantidades diferentes de nêutrons. Os núcleos com mesmo número de prótons, mas que diferem no número de nêutrons, são denominados isótopos de um mesmo elemento. Para determinadas combinações de nêutrons e prótons, o núcleo é estável – nesse caso, são denominados isótopos estáveis. Para outras combinações, o núcleo é instável (isótopos radioativos ou radioisótopos) e emitirá energia na forma de ondas eletromagnéticas ou de partículas, até atingir a estabilidade1.

Observações:

  • Um elemento só é dito radioativo se o isótopo mais abundante desse elemento for radioativo.
  • Os isótopos radioativos de qualquer elemento são chamados de radioisótopos
  • A radioatividade é uma propriedade essencialmente nuclear, não dependendo de estado físico ou químico do isótopo radioativo.
  • As partículas emitidas por elementos radioativos recebem o nome de alfa (α), beta (β) e gama (γ).
  • Na radiação sempre há modificações no núcleo atômico.

Emissões

Alfa

      

Beta  

       

Gama  

            

Características São partículas pesadas com carga elétrica positiva (2 prótons e 2 nêutrons). São partículas leves com carga elétrica negativa e massa desprezível. São radiações eletromagnéticas semelhantes aos raios-X. Não possuem carga elétrica e não possuem massa.

velocidade

Inicial: de 10000 até 30000 km/s.Média: 20000 km/s ou 5% da velocidade da luz. Inicial: variando entre 100000 e 290000 km/s.Atinge 95% da velocidade da luz. Possuem velocidade da luz, ou seja, aproximadamente 300000 km/s.

Poder de penetração

Pequeno. São detidas por uma camada de7 cmde ar, uma folha de papel ou chapa de alumínio de0,06 mm. Médio. São de50 a100 vezes mais penetrante que as partículas de α. São detidas por chapa de alumínio de1 cmou uma chapa de chumbo de2 mm. Alto. São mais penetrantes que os raios-X, pois possuem comprimentos de onda bem menores (entre 0,1 e 0,001 Ǻ) são detidas por placas de chumbo de5 cm.

Danos ao ser humano

Alto. A partícula α captura 2 elétrons do meio ambiente, tansformando-se em um átomo do hélio. Médio. Como as partículas β possuem a carga elétrica (em módulo) menor que a das partículas α, a ionização que provocam é menor. Pequeno. O poder de ionização depende quase que exclusivamente da carga elétrica, por isso a radiação γ praticamente não forma íons.

As leis da desintegração radioativa

1° LEI DA RADIOATIVIDADE 2° LEI DA RADIOATIVIDADE RADIAÇÃO GAMA
Quando um átomo emite uma partícula a, seu Z diminui em 2 unidades e seu A diminui em 4. Quando um átomo emite uma partícula b, seu Z aumenta de 1 unidade e seu A permanece constante. Por serem ondas magnéticas , apresentam cargas e massas nulas.

Referências:
1. http://www.biodieselbr.com/energia/nuclear/radiacao-radioatividade.htm
RUSSELL, John B.; Química Geral vol.1, São Paulo: Pearson Education do Brasil, Makron Books, 1994.