Solvatação

Quando adicionamos sal de cozinha (NaCl) na água, os íons Na+ tendem a ser atraídos pela região eletricamente negativa de algumas moléculas de água, aos mesmo tempo que os íons Cl- presentes no reticulado cristalino do sal são atraídos pela região eletricamente positiva de outras moléculas da água. Por meio dessa atração, a água gradativamente desfaz o reticulado do cloreto de sódio e os íons Na+ e Cl- são envolvidos por várias moléculas de água e dissolvidos. Esse processo é um exemplo de solvatação de íons.

solvataçãoA solvatação é um mecanismo de dissolução em que íons negativos e positivos ficam envoltos por moléculas de solvente. Esse fenômeno acontece quando um composto iônico ou polar é dissolvido num composto polar, sem que haja a formação de uma nova substância, como ocorreu na situação acima.

O processo de solvatação requer um gasto de energia, que é empregada no rompimento tanto das ligações entre os íons do soluto quanto das interações das moléculas do solvente. Sendo assim, estas duas primeiras etapas do sistema são endotérmicas. Em contrapartida, há uma liberação de energia devido à formação das interações do soluto com o solvente, constituindo a fase exotérmica. Todo esse processo contribui para a estabilidade dos íons da solução, além de evitar que os ânios e cátions seu unam outra vez ao formar uma espécie de rede protetora, denominada camada de solvatação.

A solvatação está constantemente presente em diversos processos que ocorrem no organismo humano. Inúmeras substâncias orgânicas e também inorgânicas são transportadas em meio aquoso através desse mecanismo de dissolução, como é o caso de proteínas, íons, gases, nutrientes, hormônios, sais, entre outros. A hidratação do nosso corpo também envolve o processo de solvatação, o organismo humano é dotado de diversas substâncias, como o ácido hialurônico, que formam fortes interações com a água, evitando a desidratação.

Referências:
http://graduacao.iqsc.usp.br/files/Aula03-%C3%81gua.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/7236/000541095.pdf?sequence=1
http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/cd3/conteudo/recursos/13_experimento/Sol_temp.pdf
Ilustração: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40422004000600029&script=sci_arttext

Arquivado em: Química