Textos Motivadores no Enem

Nos vestibulares toda sugestão de redação é integrada pela temática, pelas orientações e também por um grupo de textos, que podem inclusive vir na forma de quadrinhos, caricaturas, gráficos, tabelas, mapas, ilustrações, entre outros. Este conteúdo é geralmente denominado de coletânea textual. Cada exame, porém, tem sua própria definição desse recurso.

No Enem, por exemplo, essa compilação adota outra denominação, textos motivadores.  Este nome já indica seu papel na proposição da redação. Nele este conteúdo produz, em conjunto com a temática proposta, o escopo do assunto principal elaborado pelos examinadores. Ele também incentiva o aluno a meditar, a considerar e a ser influenciado pelo tema, mas não a ficar cativo do que afirma.

As normas do Enem não permitem que o estudante reproduza fragmentos do teor motivador, o que implicaria em redução da nota e da soma das linhas produtivas. Claro que, conforme o assunto proposto, é inevitável se valer dos conteúdos motivadores. No Enem de 2012 tem-se um exemplo claro. Os examinadores escolheram o tópico "Os Movimentos Imigratórios no Brasil no Século XIX".

O problema é que foi um tema inesperado para os candidatos e, por essa razão, eles ficaram perdidos, sem saber nem por onde começar, e assim se fundamentaram totalmente no conteúdo motivador. Esse ato teve como resultado uma diminuição da nota derradeira. A perplexidade, em conjunto com essa redução, levou as médias a desabarem da prova de 2011 para a do ano posterior.

Na verdade, estes textos requerem uma leitura atenta, durante a qual os alunos devem sublinhar as palavras principais; estas sim podem ser utilizadas na redação. Não se pode esquecer, também, de que é necessário constituir vínculos entre esses conteúdos motivadores, uma atividade essencial para o bom desenvolvimento do enredo. Todos eles se referem a um mesmo tópico, considerado o macro, e a um idêntico campo temático, o micro.

É importante, igualmente, recorrer às leituras realizadas no momento anterior ao da realização do exame e ao material de suporte, sempre alimentando uma reflexão crítica e o poder de avaliar o contexto, posto que os elaboradores do ENEM crêem que o estudante deve oferecer uma resposta eficiente às questões da sociedade, particularmente as que englobam as prerrogativas do cidadão e os direitos humanos.

A paráfrase, ou seja, a arte de escrever novamente sobre algo, porém da sua própria maneira, sem reproduzir o texto, também se transforma em um instrumento fundamental. Se o aluno não souber nada sobre a temática apresentada, os textos motivadores podem ser um ótimo sustentáculo.

Fontes:
http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2013/06/17/1030777/enem-2013-entenda-importancia-estar-atualizado-e-dos-textos-motivadores-na-prova-redaco.html
http://www.infoenem.com.br/os-textos-motivadores-na-redacao-do-enem/

Arquivado em: Redação