Tópico Frasal

Por Fernando Rebouças
Olhar uma folha em branco e ter a coragem ou inspiração para escrever é um obstáculo para quem não domina ou não conhece técnicas de redação. Ter conhecimento da língua e suas regras ortográficas permite ao escritor maior segurança no momento de escrever um texto.

É necessário estruturar bem um texto a partir do parágrafo, conforme o tipo e tema da redação, o parágrafo pode ser extenso, curto ou médio. O parágrafo é iniciado pelo tópico frasal.

Tópico frasal é a idéia central do parágrafo exposta num período, também conhecido como período tópico ou frase síntese. O tópico frasal determina o prosseguimento do parágrafo gerando períodos secundários ou periféricos.

O tópico frasal é a “célula” da idéia de um parágrafo, é como se o escritor “puxasse assunto” através de uma afirmação ou questão exposta na primeira frase do parágrafo. Leia os conceitos de tipo de parágrafos:

  • Parágrafo – feitos para informações sintetizadas e público leitor de pouca formação cultural;
  • Parágrafo médio – destinando ao leitor de nível médio, construído com cerca de 100 ou 150 palavras;
  • Parágrafo longo – Presentes em obras científicas e acadêmicas, destinadas para explicações complexas e idéias intercaladas.

Num parágrafo, assim como em todo texto, a ideia pode ser enfatizada, mas não repetitiva, pode-se enumerar no caso de uma introdução, os assuntos que serão tratados no desenvolvimento. Numa redação em geral, é necessário ter a noção de que a conclusão, além de encerrar bem o texto inteiro, deve ter uma relação de concisão direta com o que foi escrito na introdução.