Anel do Pescador

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

O Anel do Pescador é o símbolo oficial do papa.

Papa Francisco recebendo o Anel do Pescador.

Papa Francisco recebendo o Anel do Pescador.

A Igreja Católica é repleta de simbolismos e de rituais que representam suas crenças. No decorrer dos séculos, os seguidos papas incorporaram novos costumes e celebrações à instituição que se transformaram em tradições bem representativas do cristianismo católico. O líder da Igreja, por exemplo, é considerado o sucessor de Pedro e sua vestimenta é bem distinta dos demais clérigos. Um dos símbolos que representa o papa é o Anel do Pescador.

O anel foi usado pela primeira vez pelo Papa Clemente IV como selo de uma carta que enviou para seu sobrinho no ano 1265. O papa o utilizou para fechar toda correspondência privada ao pressionar o anel sobre o lacre de cera vermelha derretida em cada envelope. Somente no século XV que a utilização do Anel do Pescador foi alterada, passando este a servir também para selar documentos oficiais, para os quais utilizava-se antes o Brasão Papal. Mas a prática foi abolida em 1842 quando a cera derretida foi substituída por um carimbo com tinta vermelha.

Também chamado de Anulus Piscatoris ou de Anello Pescatorio. Ele faz referência a Pedro, fundador da Igreja, que era pescador. Ele foi utilizado em diversas versões, porque é esmagado pelo Camerlengo em ritual junto com cardeais após a morte do papa, e servia principalmente como sinete até 1842, selando os documentos oficiais do papa. A destruição do anel com a morte de cada papa era necessária para evitar falsificação de documentos durante a vacância de um Sumo Pontífice. Um novo anel é feito com o ouro esmagado do último papa levando o nome do atual líder em alto relevo. A entrega ao sucessor é feita durante a cerimônia de Tomada Papal, quando o decano do Colégio dos Cardeais coloca o anel no quarto dedo da mão direita do novo sucessor de Pedro.

O Anel do Pescador é todo feito em ouro e apresenta uma imagem em baixo relevo de Pedro pescando em seu barco e o nome do papa que o está usando em alto relevo na parte superior escrito em latim. É este o anel que os fieis se ajoelham para beijar, uma tradição de longa data que é muito repetida ainda hoje.

Fontes:
http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/francisco-escolhe-lema-e-a-cor-do-anel-de-pescador
http://g1.globo.com/mundo/renuncia-sucessao-papa-bento-xvi/noticia/2013/02/joalheiro-italiano-espera-que-anel-papal-seja-preservado.html
Foto: http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2013/03/19/interna_internacional,359201/papa-francisco-recebe-anel-do-pescador-e-palio-os-simbolos-do-papa.shtml

Arquivado em: Cristianismo