Batismo

Em síntese, o Batismo é uma cerimônia religiosa que, geralmente, se pratica submergindo uma pessoa em água. O dicionário da língua portuguesa define o batismo como 1 Teol Um dos sacramentos da Igreja, o que lava do pecado original e consiste em derramar água por cima da cabeça do neófito, sendo este ato acompanhado de palavras sacramentais. 2 A administração desse sacramento. 3 Ablução. 4 Bênção solene. 5 Ato de pôr nome a uma pessoa ou coisa. 6 Admissão solene no grêmio de uma religião ou seita; iniciação religiosa”.

A bíblia traz o registro do Batismo pregado por João Batista: “E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.(...) E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas sandálias não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará”.

Há também uma afirmativa sobre o batismo recebido por Jesus: “Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu. E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mt 3:13).

Além desta passagem este ato também é tido como símbolo da morte de Jesus Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que eu bebo, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado?” (Mc 10:38) e símbolo do dom do Espírito Santo Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias” (At 1:5)

De acordo com as escrituras sagradas, o próprio Cristo teria ordenado: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28:19) e que foi praticado pelos apóstolos e outros “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2:38)

A associação entre batismo e a ideia de salvação é descrita na bíblia no livro de Atos dos Apóstolos: “E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus”. (At 16:30-33).

Para os cristãos, outras passagens bíblicas são utilizadas para justificar essa prática. Algumas estão descritas a seguir:

“Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida” (Rm 6:3-4)

 “Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo” (IPe 3:21)

 “Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito” (I Co 12:12-13)

O Batismo é um modelo ou um retrato se salvação mostrando a morte, o sepultamento e a ressurreição de Cristo; e dessa forma reflete este gesto no ambiente protestante como um símbolo da morte do crente para o pecado e a ressurreição que possibilita andar em uma nova vida.

Bibliografia:
http://www.michaellis.com.br/batismo
http://www.jesusvoltara.com.br/info/batismo
A Bíblia da Mulher: leitura, devocional, e estudo. 2 ed, Barueri SP: sociedade Bíblica do Brasil 2009.

Arquivado em: Religião