Escatologia

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

Escatologia é a explicação de religiões e filosofias para o fim do mundo.

Proveniente do grego antigo, o termo Escatologia significa estudo do último. Trata-se de uma ramificação da teologia ou da filosofia dedicada ao final dos tempos, à extinção da raça humana. É fundamentalmente utilizado pelas religiões. A maioria delas prega que apenas os escolhidos por professar verdadeiramente a fé serão salvos por Deus no dia do julgamento final e, então, conduzidos a um paraíso. Mas há sutilezas que diferenciam o fim do mundo de acordo com as religiões, ou mesmo diferentes perspectivas.

A Escatologia cristã discorre sobre o fim das coisas, seja uma vida individual ou o fim do mundo. Esse destino da humanidade é revelado ao homem através da bíblia e das palavras de Jesus Cristo, o qual disse que somente Deus sabe o momento exato do final do mundo. Em linhas gerais, os cristãos aguardam pelo retorno de Jesus Cristo para redimir a humanidade e preparar os verdadeiros fieis para o final dos tempos. Mas cada vertente do cristianismo adaptou as explicações do final do mundo de uma maneira. No entanto, suas respectivas interpretações escatológicas mudaram também com o passar do tempo, atendendo a necessidades de cada época. Para muitos católicos de hoje, o Juízo Final ou o Final dos Tempos são expressões do derradeiro dia de vida na Terra. Aquele em que Deus julgará e distinguirá os verdadeiros dos falsos fieis, salvando os primeiros e levando-os ao paraíso. Para os cristãos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, acredita-se que Jesus Cristo irá reaparecer antes de sua segunda vinda à Terra e, depois, irá se estabelecer em Jerusalém e dirigirá uma era de paz que durará mil anos. Após este período, Satanás coordenará uma guerra que acabará com o mundo. As Testemunhas de Jeová acreditam que a Terra jamais será destruída, ela será completamente povoada por humanos e Jesus Cristo será o único governador da Terra.

Além das interpretações escatológicas das vertentes do cristianismo, há também as considerações sobre o fim do mundo de outras religiões monoteístas e politeístas. O budismo argumenta que as pessoas trocarão a conduta moral por conceitos imorais, resultando na miséria espiritual. De acordo com os hindus, o mundo cairá em caos e danação. A paz no mundo sucumbirá à perversidade e ao conflito até que um deus manifesto como Avatar Kaiki reestabelecerá a pureza nas pessoas.

As outras duas maiores religiões monoteístas do mundo são o islamismo e o judaísmo. A Escatologia islâmica considera que seu deus irá ressuscitar todos os mortos no dia do julgamento final e enviar para o céu todos os bons e para o inferno todos que não redimirem de suas maldades. Já a perspectiva escatológica dos judeus envolve eventos tumultuosos que fará de deus o organizador do mundo reconhecido por todos.

Fontes:
http://www.ebdonline.com.br/cursos/escatologia.htm
http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/Escatologia-AlmirBAlmeida.htm
http://pt.scribd.com/doc/8741181/MANUAL-DE-ESCATOLOGIA-J-Dwight-Pentecost

Arquivado em: Filosofia, Religião