Heaven's Gate

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

Heaven’s Gate é o nome de uma das mais famosas religiões OVNI.

Após a Segunda Guerra Mundial, surgiram muitos relatos de contatos humanos com seres extraterrestres em diferentes níveis. Foram divulgadas imagens e também vídeos tidos como verdadeiros que exibiam naves espaciais ou mesmo espécies propriamente ditas de alienígenas. A partir da década de 1950, em especial, os relatos sobre contatos com seres extraterrestres passaram a fazer parte fundamental da cultura popular. A Guerra Fria que se estabeleceu ao fim da Segunda Guerra Mundial muito contribuiu para isso, pois tinha como um dos principais meios de disputa a conquista espacial. A competição entre Estados Unidos e União Soviética por tecnologia e conquista do espaço semeou muitas lendas e fez florescer diferentes perspectivas sobre a vida alienígena. Estimuladas por essa cultura, surgiram as chamadas religiões OVNI, reunindo pessoas que acreditavam no contato com seres extraterrestres e estabeleciam diferentes tipos de relações com eles.

A década de 1950 foi muito frutífera para as religiões OVNI, mas uma das mais famosas seria criada duas décadas depois. No início dos anos 1970, Marshall Applewhite se recuperava de um ataque cardíaco quando teve uma experiência de quase-morte, ou seja, um conjunto de visões e sensações que são associadas à morte iminente. Daquele momento em diante, Marshall passou a acreditar que ele e sua enfermeira, Bonnie Nettles, eram as testemunhas do Apocalipse. Recuperado do problema cardíaco, Marshall tentou manter uma livraria inspiracional baseada em sua experiência, mas foi um fracasso. A enfermeira que o tratou compartilhava das crenças de Marshall e decidiu viajar pelo país com ele para promover palestras explicando suas crenças.

O sistema de crenças propagado por Marshall Applewhite e Bonnie Nettles unia o cristianismo com elementos de ficção científica, muito em voga na época em função da citada influência da corrida espacial. O movimento liderado pelo casal conquistou adeptos e teve vários nomes. Antes de assumir seu nome mais conhecido, o grupo era chamado de Human Individual Metamorphosis. Foi, então, que, no decorrer da década de 1970, o movimento foi intitulado de Heaven’s Gate. Neste grupo, Marshall era considerado um líder superior que tinha contato direto com Jesus Cristo. Os integrantes do movimento acreditavam que o planeta Terra precisava ser reciclado e que era preciso abandoná-lo imediatamente. Haveria várias formas de deixar a Terra, uma delas seria odiar o planeta suficientemente.

O Heaven’s Gate movimentou um pequeno grupo de pessoas, mas foi uma das religiões OVNI que mais repercutiu na segunda metade do século XX. O casal Marshall e Nettles era fanático em seus discursos e promoviam com vigor a ideia de abandono da Terra. Eles desenvolveram todas as práticas do movimento, criando suas crenças e dogmas. Fixaram a ideia do “Próximo Nível” na cabeça de seus seguidores e redefiniram o conceito de suicídio para atender aos ideais do movimento. Para os integrantes do Heaven’s Gate, os corpos humanos não passavam de cascas que auxiliavam na jornada espiritual, devendo ser descartado quando necessário.

O movimento Heaven’s Gate tornou-se mundialmente conhecido na década de 1990, quando o casal Marshall e Nettles organizou um suicídio coletivo para a noite do dia 26 de março de 1997. Naquela noite foi possível avistar o cometa Hale-Bopp no céu, que seria o canal de abandono da Terra que os integrantes do grupo esperavam. Quando o cometa apresentou seu brilho máximo no céu, 39 membros do grupo cometeram suicídio. Mesmo após a morte do casal, ainda é possível encontrar seguidores de suas ideias.

Fontes:
http://www.heavensgate.com/
http://www.rickross.com/groups/heavensgate.html

Arquivado em: Religião