Ministério e Dom

Ministério e Dom são conceitos de diferenciação, falam acerca de uma atuação especial da condição humana, exercidas em alguma função ou trabalho, e possuem características muito semelhantes quando aplicados no contexto cristão. Surge então uma dúvida: quando uma  atividade é realizada baseada na fé em Jesus Cristo, o que pode ser chamado dom e o que vem a ser ministério? Podemos definir que o dom é a habilidade da pessoa, uma característica especial do indivíduo, que pode vir a ser aproveitada para um fim evangelístico (e portanto ministerial) ou não. Enquanto o ministério é o trabalho cristão em si, seja em grupo ou individualmente, ainda que quem esteja exercendo a atividade não esteja exercendo algum dom.

Em sentido geral, a palavra “Ministério” é mais conhecida pelos significados referentes à forma de organização do governo brasileiro: ministério da cultura, ministério do esporte, ministério da educação, etc. Na linguagem evangélica é comum encontrarmos o termo “ministério” em referência a algum determinado segmento da igreja ou de grupos formados em outros locais que compartilham da mesma crença, por exemplo, o ministério de louvor, ministério da pregação, ministério de oração, ministério de ação social, ministério infantil, ministério de dança e etc.

O autor André Sanchez, professor de escola dominical da Igreja Presbiteriana de Bela Jerusalém, publicou no blog “Esboçando idéias - Cristianismo Simples” um artigo intitulado “Mas o que significa ministério na bíblia?” que “Na Bíblia temos essa palavra aplicada aos vários serviços especiais designados por Deus aos seus servos. Por exemplo, vemos na Bíblia citados o ministério dos levitas, dos sacerdotes, dos profetas, dos apóstolos, etc. (2 Cr 6. 32; At 1. 25). O ministério padrão para os outros ministérios é o de Jesus Cristo, que também teve seu ministério: ‘Ora, tinha Jesus cerca de trinta anos ao começar o seu ministério’….”(Lc3.23).

Por sua vez, em sentido geral, a palavra “Dom” diz respeito a uma dádiva ou presente; algum merecimento, mérito; um dote natural; talento, prenda, aptidão, faculdade, capacidade, ou uma habilidade especial para desempenhar uma função. Ter um dom geralmente é considerado como uma concessão da providência divina; um bem espiritual proporcionado por Deus; ação da Graça, por exemplo a afirmativa bíblica de que “A fé é um dom de Deus” ou mesmo, o dom pode se referir a uma habilidade do meio secular reconhecida como um diferencial, por exemplo a capacidade para falar muitas línguas; poliglotismo.

O dom também pode ser aplicado a títulos. Na história brasileira há personagens que obtiveram alguma diferenciação com o título honorífico antes de seus nomes próprios masculinos em certas categorias sociais, mas atualmente isto está em desuso no Brasil, como foi chamado por exemplo “Dom Pedro I”. E ainda nos dias atuais encontramos o termo utilizado no meio eclesiástico, como título honorífico atribuído a dignitários revestidos de caráter episcopal, por exemplo “Bispo Dom Clovis”.

Em suma, do ponto de vista cristão, o maior ministério que já existiu é o de Cristo, e participar de um ministério significa trabalhar para Jesus, trabalhar para Deus, seja em qual área for (por exemplo: visitas em hospitais, orfanatos, penitenciárias; produção de folhetos ou informativos, recepção dos irmãos antes do culto, locução de rádio gospel, entre outras atividades, para levar a Palavra de Deus). Quando um dom (da palavra, da música, do desenho, da dança, da escrita, do idioma, etc) é exercido fora do contexto cristão, quando não há qualquer menção ou finalidade de somar na obra cristã, é simplesmente um dom, deixa de ter a característica de ministério.

Bibliografia:
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=dom
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=ministerio
http://www.esbocandoideias.com/2012/02/o-que-significa-ministerio.html
A Bíblia da Mulher: leitura, devocional, e estudo. 2 ed, Barueri SP: sociedade Bíblica do Brasil 2009.

Arquivado em: Religião