Patrologia Latina

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

Patrologia Latina é uma coleção de textos dos Padres da Igreja.

Jacques Paul Migne foi um padre francês que viveu no século XIX. Foi responsável por escrever a publicar a baixo custo obras de conteúdo teológico, sendo influente para ampliação do conhecimento de tais textos e focando o objetivo de criar uma biblioteca universal para sacerdotes católicos. Entre 1844 e 1855, ele escreveu um de seus mais importantes trabalhos, a Patrologia Latina.

A obra Patrologia Latina é a coleção de mais de mil anos de textos latinos. Seus 217 volumes contam com obras importantes do mundo religioso que começam em Tertuliano e vão até o papa Inocêncio III. A coleção do primeiro volume até o número 73 foi publicada entre 1844 e 1849. Começa com o referido Tertuliano e se encerra com Gregório de Tours. Já a segunda coleção, que reúne os volumes restantes até o 273, foi publicada entre 1849 e 1855. Inicia-se com Gregório I e vai até o já citado Inocêncio III. O desejo de Jacques Paul Migne, contudo, era incluir textos que chegassem até a Reforma Protestante, só que o trabalho se mostrou grande demais para ser realizado.

A Patrologia Romana ainda recebeu o acréscimo de alguns documentos e comentários posteriormente, mas as placas originais para produção da obra foram destruídas em um incêndio no ano de 1868. Essas placas foram restauradas e a obra voltou a ser publicada já na década de 1880. Todavia, essa nova leva de edições não possuem a mesma organização interna, a mesma qualidade e a mesma completude da publicação original, o que exige cautela para sua utilização.

A obra está disponível em muitas bibliotecas, mas, como dito, sem a qualidade e a completude da edição original. De toda forma, é muito importante e vastamente utilizada para estudos sobre a Idade Média. A obra conta com textos de diversos governantes seculares, papas e bispos. Em grande maioria, os textos são eclesiásticos, mas também pode-se encontrar documentos literários, históricos e linguísticos. A Patrologia Latina possui como paralelo a Patrologia Graeca, que é composta por textos originalmente publicados em grego e traduzidos para o latim.

Fonte:
http://pt.scribd.com/collections/2580703/Patrologia-Latina-Googlebooks

Arquivado em: Religião